Cidades

Vídeo: Conferência sobre situação hídrica da Região Metropolitana de Maceió aponta desafios e soluções

O evento foi uma realização da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf), em parceria com a empresa alagoana GQTech Tecnologia e Gestão

Por Tribuna Hoje 29/08/2022 15h42 - Atualizado em 29/08/2022 16h24
Vídeo: Conferência sobre situação hídrica da Região Metropolitana de Maceió aponta desafios e soluções
Conferência reuniu lideranças ambientais, especialistas e debatedores, que fizeram um alerta para as condições críticas da Região Metropolitana de Maceió - Foto: Foto: Sandro Lima

Cerca de 60% do planeta é água. Esse assunto foi o tema central do seminário Impacto da Convergência na Região Metropolitana de Maceió (RMM), que aconteceu na última sexta-feira (26), no hotel Jatiúca, O evento foi uma realização da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf), em parceria com a empresa alagoana GQTech Tecnologia e Gestão.

A conferência reuniu lideranças ambientais, especialistas e debatedores, que fizeram um alerta para as condições críticas da RMM, que passa hoje por níveis extremamente preocupantes, principalmente quanto à degradação ambiental e social da região. Por outro lado, os conferencistas apontaram também soluções e saídas para a geração de emprego e renda, o aumento da segurança hídrica, a qualidade da água, segurança jurídica para investimentos, projetos sustentáveis para a economia no setor informal e a convergência de conhecimentos, para conectar as pessoas e dar novas oportunidades.

“A abordagem estratégica desse seminário pela convergência setorial é o nosso foco fundamental. Nosso propósito foi evidenciar soluções para problemas cruciais de nossa região metropolitana, resultantes da fragmentação de políticas e planos que não convergem para um resultado sustentável. Este seminário é um alerta para iniciar a reversão dos indicadores inadequados de sustentabilidade”, assinalou o coordenador do evento, Antonio Pinaud, diretor da GQTECH, especialista em Gestão Estratégica pela Escola de Economia da FGV/RJ.

O assunto se faz importante, uma vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) diz que o futuro da erradicação da pobreza e da miséria virá do mar, porque os recursos marítimos são muito maiores que os recursos terrestres.

O programa Pauta Extra da TV Tribuna no Youtube esteve no evento e conversou com os organizadores e palestrantes. Confira.