Cidades
Jorgraf e GQTech realizam seminário Impacto da Convergência para a Região Metropolitana de Maceió
Evento acontece nesta sexta-feira (26) e traz uma discussão inédita acerca da economia do mar, ou economia azul

Acontece nesta sexta-feira, 26, o Seminário Impacto da Convergência na Região Metropolitana de Maceió (RMM), promovido pela Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), - com sua rede de comunicação impressa, TV e portal, - em parceria com a empresa alagoana GQTech - Tecnologia e Gestão. O evento será realizado no Centro de Convenções do Jatiúca Hotel & Resort, das 8h às 12h30.
A conferência é um alerta para as condições críticas da metrópole, que estão em níveis extremamente preocupantes de grave degradação ambiental e social. A Região Metropolitana de Maceió e seus 13 municípios – concentram 52% do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas – e podem trazer impactos positivos para que as pessoas vivam de forma inclusiva, humana e que respeite o meio ambiente.
Entre os temas em debate, está a discussão inédita acerca da economia do mar, ou economia azul, e contará com a participação de conferencistas de renome no cenário nacional e internacional, que estarão à disposição em prol do desenvolvimento da RMM.
O coordenador e mediador do seminário, Antonio Pinaud, da GQTech, especialista em Gestão Estratégica e Planos de Desenvolvimento Local e Regional Sustentável, destacou a sinergia entre um sistema de comunicação e os profissionais que irão debater temas relevantes para a Região Metropolitana de Maceió.
“A ideia para a abordagem estratégica pela convergência setorial é central, ou seja, ela é o nosso foco e fundamental. O propósito do evento é evidenciar soluções para problemas cruciais da RMM, que são resultantes da fragmentação de políticas e planos que não convergem para um resultado sustentável”, apontou.

Antonio Pinaud ressaltou que os profissionais envolvidos no evento estão dedicando seu tempo e inteligência para apontar soluções de condições críticas da metrópole, que segundo ele, estão em níveis extremamente preocupantes de degradação ambiental e social.
“O seminário é um alerta para iniciar a reversão dos indicadores inadequados de sustentabilidade social e ambiental, é uma ação de cidadãos totalmente independente de viés político. Unidos pelo desejo de ver acontecer o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana”, garantiu.
José Paulo Gabriel, presidente da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), frisou que o simpósio reforça o trabalho de trazer para os alagoanos a informação com qualidade e independência, abrindo caminhos para o debate, em temas emergentes.
“A abertura de novos espaços e novos debates são nossas marcas. Com mais esse evento, ampliamos ainda mais a presença da Jorgraf junto à sociedade alagoana. Somos um dos primeiros veículos a trazer à tona os problemas e soluções para a RMM”.

O diretor administrativo e financeiro, jornalista Flávio Miguel de Oliveira Peixoto, salientou que o debate com especialistas, que acontece amanhã, é de fundamental importância para o desenvolvimento da região metropolitana de Maceió, bem como para nortear a visão de futuro sobre os recursos hídricos com base na sustentabilidade ambiental e econômica.
“Serão tratados assuntos relacionados com a gestão integrada de recursos e uma necessária convergência tecnológica com destaque para a economia do mar e suas estratégias de desenvolvimento econômico e social no ambiente da Região Metropolitana de Maceió, formando um sistema produtivo integrado. Lembramos que o evento acontece, através de uma parceria entre a Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) e a empresa alagoana GQTech Tecnologia e Gestão", disse.

TEMAS DO MOMENTO
O seminário traz como convidado especial Renato Regazzi, do Rio de Janeiro, mestre em Gestão Tecnológica, pós-graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ e especialista em Estratégia para Inovação pela Universidade de Stanford (EUA). Regazzi abre o evento com a exposição de um tema do momento: A Economia do Mar e o Desenvolvimento Sustentável na Região Metropolitana.
“O desenvolvimento pela economia do mar ou economia azul é a soma das atividades que tenham o mar, os rios e o sistema lagunar, como recurso ou meio. Essa economia passa pela convergência setorial das atividades econômicas e sociais no ambiente da região, formando um sistema produtivo integrado e não fragmentado”, assinalou o coordenador e mediador do evento, Antonio Pinaud, diretor presidente da GQTech, especialista em Gestão Estratégica pela Escola de Economia da FGV/RJ e Liderança Executiva – Universidade de Harvard e especialista em planos de desenvolvimento local e regional sustentável.
Até o final do evento, durante toda manhã, haverá intervenções e debates sobre essas novas megatendência em Alagoas, com convidados que participaram da primeira edição do seminário, em junho, e que agora estão de volta para expor temas, junto com novos especialistas e novos temas como: Sustentabilidade Ambiental; Bacias Hidrográficas na RMM; Economia Metropolitana e Desenvolvimento Local; Convergência Tecnológica; Design e a Conexão Metropolitana e Agricultura Sustentável e a Metrópole.
LINK PARA INSCRIÇÃO AQUI
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo