Cidades

Censo: IBGE inicia treinamento de mais de 2,6 mil recenseadores em Alagoas

Por IBGE Notícias 18/07/2022 18h09
Censo: IBGE inicia treinamento de mais de 2,6 mil recenseadores em Alagoas
O treinamento acontece em cerca de 80 municípios do estado e aproximadamente 130 salas de aula no total - Foto: Assessoria

Começa nesta segunda-feira (18) a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 2,6 mil futuros recenseadores convocados pelo IBGE em Alagoas. O treinamento acontece em cerca de 80 municípios do estado e aproximadamente 130 salas de aula no total. O período de aprendizado terá carga horária de oito horas e durará cinco dias, encerrando-se na sexta-feira (22). A exceção fica para os recenseadores que coletarão dados dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), como indígenas e quilombolas, que terão mais um dia de capacitação, na segunda-feira (25).

Durante o período de capacitação, os futuros recenseadores reforçam o aprendizado sobre os diversos temas relacionados ao Censo e ao IBGE, como a noção do que é um setor censitário, o modo de realização do percurso e da cobertura, a ética e integridade no recenseamento e condutas de abordagem.

“É mais uma etapa fundamental para o sucesso operacional do Censo, afinal, os recenseadores são os responsáveis pela visita aos domicílios em cada canto de Alagoas, estejam eles localizados na zona urbana ou na rural. Eles precisam estar bem capacitados na realização dos dois questionários, o básico e o da amostra ”, ressalta o coordenador de Treinamentos do Censo em Alagoas, Thomazio Correia.

Para melhor aprendizado, os recenseadores contarão com uma variedade de materiais elaborados pela Coordenação Operacional de Censos (COC). Além dos manuais e mapas impressos, também há produtos nos formatos digitais: manuais, slides, protocolos, dentre outros recursos instrucionais. Contarão ainda com aplicativos diversos, como o aplicativo de treinamento no qual realizam atividades práticas no DMC e a avaliação de aprendizagem e de reação ao final do treinamento. Há também o próprio aplicativo de coleta (com insumos de treinamento), que simula exatamente como é o trabalho do recenseador em campo, e o aplicativo de aulas, utilizado pelos instrutores para passar os conteúdos, contendo todos os slides e vídeos do treinamento que são repassados de forma padronizada em todas as salas de aula.

O processo de capacitação


O IBGE utiliza o bem-sucedido treinamento em cascata, também aplicado em operações anteriores, que consiste em treinar pessoas para capacitarem outras pessoas. “É um processo, uma sequência, uma onda. É o método que usamos para, a partir de um grupo de especialistas do IBGE nos temas censitários, capacitar um número cada vez maior de servidores que atuam como técnicos e multiplicadores, passando pelos coordenadores e técnicos das Unidades Estaduais, pelos coordenadores censitários de subárea (CCS), agentes censitários municipais (ACM) e agentes censitários supervisores (ACS), que são os últimos multiplicadores, responsáveis pela função de instruir os mais de 180 mil recenseadores [em todo o país]”, destaca a gerente nacional de Treinamentos de Censos, Cynthia Damasceno.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Sua jornada de trabalho mínima deve ser de 25 horas semanais. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao serviço e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.