Cidades

Abaixo assinado “queremos uma mulher advogada como desembargadora do TJ/AL” é entregue

Por Tribuna Hoje com assessoria 14/07/2022 10h03 - Atualizado em 14/07/2022 11h44
Abaixo assinado “queremos uma mulher advogada como desembargadora do TJ/AL” é entregue
Lavínia Cavalcanti e Claudia Lany foram eleitas para compor a lista sêxtupla da advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Foto: Reprodução/Instagram

Representantes do Coletivo Advogadas de Alagoas e do Por Mulheres Brasil, estão desde a quarta-feira (13), no Tribunal de Justiça de Alagoas, dialogando com o presidente do Tribunal de Justiça, Klever Loureiro, e demais desembargadores. Na oportunidade, as advogadas entregaram uma cópia do abaixo assinado “queremos uma mulher advogada como desembargadora do TJ/AL” que em 48h conseguiu quase 600 assinaturas.

Duas mulheres estão na lista sêxtupla concorrendo ao cargo de desembargadora/o do Tribunal de Justiça de Alagoas. Uma foi a 3ª mais votada no geral, trata-se da advogada Lavínia Cavalcanti, e em 5° lugar ficou a advogada Claudia Lany.

A liderança do Por Mulheres, Andréia Feitosa, disse ser de extrema importância a corte de justiça estadual constar no mínimo com uma mulher na lista tríplice. Segundo ela, em toda a história do tribunal somente três mulheres foram desembargadoras, e nenhuma proveniente do quinto constitucional, somando-se ao fato de que atualmente, só existe uma mulher como desembargadora, e 17 homens. 

“Todos e todas que assinaram o nosso abaixo-assinado estiveram conosco através de suas assinaturas demarcando que #queremosumaadvogadadesembargadora”.

A sessão extraordinária para escolha da lista tríplice será na sexta-feira (15/07).

A lista sêxtupla dos indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) para a vaga de desembargador da Corte foi entregue ontem. O Pleno deve agora formar uma lista tríplice e encaminhar ao governador, a quem cabe escolher o novo integrante do Tribunal. Klever Loureiro afirmou que a formação da lista tríplice deve ocorrer "o mais breve possível".

O presidente da OAB/AL, Vagner Paes, destacou a importância da chegada de um membro da advocacia ao TJAL. "Representa a ascensão ao cargo de desembargador ou desembargadora de um membro da advocacia, com toda a experiência e vivência da advocacia, trazendo ao Tribunal mais uma visão diferente, acrescentando a pluralidade".