Cidades

Chuvas devem continuar no Estado, mas rios e lagoas ficarão com níveis de água mais baixos

A informação foi passada pelo meteorologista Henrique Mendonça, nesta segunda-feira (04)

Por Tribuna Hoje 04/07/2022 10h11 - Atualizado em 04/07/2022 10h19
Chuvas devem continuar no Estado, mas rios e lagoas ficarão com níveis de água mais baixos
Rio Mundaú, em Rio Largo - Foto: Cortesia ao TNH1

De acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a chuva deve continuar a cair no estado durante esta semana, porém a previsão é de que os níveis de rios e lagoas fiquem mais baixos nos próximos dias. A informação foi passada pelo meteorologista Henrique Mendonça, nesta segunda-feira (04).

"Os rios, tanto Mundaú, quanto Paraíba estão baixando. O Jacuípe está transbordado nesse momento, mas a tendência também é de diminuição desse nível. Não vai ser de imediato, vai demorar por conta do escoamento de muita água que ainda desce do Mundaú e Paraíba, que afetam as lagoas Mundaú e Manguaba, na região de Marechal Deodoro e de Maceió, como Vergel, Joaquim Leão, e Trapiche", explica.

Ainda de acordo com o especialista, a previsão é de chuva intercalada com tempo seco.

“Hoje ainda chove, intercalando com momentos de tempo seco, e é a perspectiva para a região litorânea de Alagoas. As chuvas vieram com a intensidade significativa, tanto é que está impactante e impactou as principais bacias hidrográficas. Foram chuvas expressivas nas últimas 24 horas", disse Mendonça acrescentando que a chuva deve ser contínua em todo o mês de julho.

Ele explica ainda que por estarmos dentro da quadra chuvosa a perspectiva é que julho chova de maneira expressiva.

“Litoral, Zona da Mata, parte do Agreste, são regiões que nos preocupa. Além dos rios, as áreas de encosta também preocupam, pois o solo está encharcado, e promove movimentação de massa e deslizamento de terra", fala Mendonça.

Com informações da TV Pajuçara