Cidades

Jorgraf e GQTech realizam 2º Ciclo de Debates da Região Metropolitana de Maceió

Novo ciclo de conferências traz dinâmica econômica da RMM e temas inéditos como economia do mar

Por Mário Lima – Especial para a Tribuna Independente com Tribuna Independente 02/07/2022 09h38
Jorgraf e GQTech realizam 2º Ciclo de Debates da Região Metropolitana de Maceió
Conferencistas do 1º Ciclo de Debates, que teve como foco a Dinâmica Ambiental - Foto: Edilson Omena

A Jorgraf (Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas) e sua rede de comunicação impressa, TV e portal, em parceria com a GQTech, empresa alagoana de Desenvolvimento Regional Sustentável, prepara uma nova rodada de debates sobre a Região Metropolitana de Maceió e os desafios da convergência.

O evento será no próximo dia 6 de agosto, com o local ainda a definir.

Se na primeira edição o tema foi a dinâmica ambiental na RMM, em 8 de junho último, o 2º Ciclo de Debates Jorgraf/GQTech terá como foco a Dinâmica Econômica da RMM, uma visão sistêmica da economia e os ativos econômicos da região, como a indústria, o comércio, os serviços e o impacto na geração de emprego e renda.

Novos conferencistas já confirmaram a presença, entre engenheiros, professores, pesquisadores, urbanistas, arquitetos e especialistas em gestão e desenvolvimento. Entre eles estão o engenheiro e professor Arnóbio Cavalcanti, doutor em Economia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais pela Universidade de Provença, referência na área de Gestão e Finanças públicas e macroeconomia; Antônio Santiago, agrônomo e pesquisador com pós-doutorado na Politécnica de Madrid; Pablo Viana, cientista da computação com doutorado pela University of California e pós-doutorado na Linköpings Universitet Suécia e Ana e Rosa Maia Nobre, arquitetas, urbanistas e designers.

Entre os temas que virão à tona nesse segundo debate sobre a Região Metropolitana de Maceió estão: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Agricultura e Produção Agrícola e a Economia Metropolitana.

Outro grande momento será a exposição do tema A Economia do Mar, ou a Economia Azul, que será debatido por Renato Regazzi, engenheiro e mestre em gestão tecnológica e especialista em estratégia para acelerar a inovação pela Universidade de Stanford.

Documento em preparação


As discussões do 1º Ciclo de Debates “Região Metropolitana de Maceió (RMM) – Desafios da Convergência”, realizado em 8 de junho último, serão transformados em um documento para marcar essa primeira parte do projeto Jorgraf/GQTech. Entre os temas abordados estão a gestão sistêmica de bacias hidrográficas e bacias hidrogeológicas; dinâmica ambiental.

Entre os conferencistas que marcaram presença com sua colaboração técnica estavam os engenheiros Alex Gama e Manoel Maia Nobre; o economista Fábio Leão, e a advogada ambiental Renata Lelis. O presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel, e o diretor administrativo da cooperativa, Flávio Peixoto, também participaram do projeto. “Estamos consolidando as contribuições para publicação em caderno especial de nosso 1º Ciclo, para que seja divulgado e Nota Técnica entregue às autoridades do Governo de Alagoas, prefeitos da RMM e às Casas Legislativas estadual e federal”, ressalta Pinaud.

Economia do Mar deve potencializar políticas públicas


O coordenador do projeto “Região Metropolitana de Maceió - Desafios da Convergência”, Antonio Pinaud, da GQTech, realizado em parceria com a Jorgraf, acentuou que o 2º Ciclo de Debates - A Dinâmica Econômica da RMM, além dos novos focos de debates anunciados, o novo encontro destaca a Economia do Mar ou Economia Azul como indutor de novas políticas públicas para essa região:

“O tema Economia do Mar é inédito em discussões na economia da RMM, e será abordado por Renato Regazzi, um especialista em desenvolvimento regional. O desenvolvimento pela economia do mar é um caminho para elaboração de políticas públicas que podem potencializar os recursos existentes e criar outros na Região Metropolitana de Maceió”.

Confira os integrantes do próximo Ciclo de Debates:

Antonio Pinaud


Coordenador do projeto “Região Metropolitana de Maceió - Desafios da Convergência”, é especialista em Gestão Estratégica pela Escola de Economia da FGV/RJ e Liderança Executiva no Center on The Developing Child - Harvard University; coordenou a Comissão de Governança, Gestão, Risco e Compliance da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento) é responsável por planos de desenvolvimento local e regional e adensamentos de cadeias e arranjos produtivos no país. Elaborou a metodologia de Gestão dos Indicadores de Competitividade, ferramenta que permitiu que o estado de Alagoas saísse da última posição no ranking de competitividade (era o último, 27ª colocação) e hoje ocupando a 13ª posição entre os estados brasileiros. Pinaud foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social e inovou com o modelo de Gestão pela Convergência Setorial para o Programa CRIA - Criança Alagoana, que teve o reconhecimento nacional concedido pelo CLP, Economist e Tendências, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Pinaud é coautor dos livros:

Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento”

Convergência Setorial - Um caminho para o desenvolvimento”

Liderança Transformadora e Empreendedora”.

Antônio Santiago


Graduado em Agronomia pela Universidade de Brasília, Mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras. Doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado na Politécnica de Madrid, pesquisador da Embrapa; foi diretor de pesquisa e diretor-presidente da Epeal. Coordenador Técnico da UEP Alagoas e membro do Conselho Superior do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater). Foi secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura do Governo de Alagoas, e é autor de artigos científicos e livros.

Renato Regazzi


Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ; Mestre em Gestão Tecnológica e pós-graduado em Engenharia de Produção, com ênfase em qualidade e produtividade pela UFRJ; MBA em educação em gestão estratégica de negócios e inovação na Fundação Dom Cabral; Gestão Estratégica pelo Insead (França); Estratégia e Mindset para acelerar a inovação pela Universidade de Stanford e Gestão de clusters pelo BID, na Itália. Autor de diversas publicações, livros, artigos. Especialista em desenvolvimento regional, cadeias produtivas e gestão de projetos. Foi conselheiro de administração da Agência de Desenvolvimento de Alagoas.

Pablo Viana


Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco com doutorado na University of California, e pós-doutorado na Linköpings Universitet, Suécia. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor associado da Universidade Federal de Alagoas, com atuação acadêmica em sistemas de informação, gestão da inovação e empreendedorismo. Foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Alagoas.

Arnóbio Cavalcanti


Engenheiro civil e professor (Ufal) e mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e doutor em Economia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais pela Universidade de Provença. Referência na área de Economia em Gestão e Finanças Públicas e Macroeconomia do Setor Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Econômica, Estatística, Administração, Políticas Públicas, Macroeconometria, Estruturação de Plano de Governo, Econometria e Estrutura Organizacional. Foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e diretor-presidente da Algás (Gás de Alagoas). Autor de diversos livros e artigos científicos.

Ana Maia Nobre e Rosa Maia Nobre


Arquitetas, urbanistas, designers e artistas plásticas. Seus trabalhos revelam raízes profundas da nossa Alagoas, que estão implícitas e explícitas em suas concepções, pesquisas, vivências e práticas. Com um repertório vasto e extremamente engajado na história, aspectos geográficos e sócio econômicos, Ana e Rosa tecem sua Arte dentro de uma percepção e assimilação de épocas ricas e díspares, tanto historicamente como visualmente.

Receberam vários prêmios dentro e fora do Brasil: AF Milano - Itália; MAM - São Francisco, na Califórnia; The Best Product - New York e o Revelation na Maison & Objet, em Paris. Receberam destaque no Prèt a Porter, em Paris, pelo conjunto e conceito do vestuário pela sustentabilidade social, ambiental e ética.