Cidades

Moradores de Rio Largo fazem protesto contra falta d'água

Por Tribuna Hoje 14/06/2022 11h25 - Atualizado em 14/06/2022 12h01
Moradores de Rio Largo fazem protesto contra falta d'água
Manifestantes fecharam os dois sentidos da BR-104 para chamar a atenção para o problema - Foto: Reprodução

Moradores do conjunto Jarbas Oiticica, em Rio Largo, região metropolitana de Maceió, realizam um protesto na manhã desta terça-feira (14), por conta da falta de d'água, que segundo eles, já dura mais de um mês.

Os dois sentidos da BR-104 foram bloqueados pelos manifestantes que cobram uma resposta imediata por parte da BRK Ambiental pela falta de abastecimento. Pneus, galhos de árvores e muita madeira estão sendo usados para fechar a rodovia. 

"Depois das chuvas está faltando água e a gente fica sem lavar prato, sem lavar roupa, sem poder tomar um banho digno e temos crianças. Sem água para nada a gente está juntando água da chuva é muita humilhação. Quando chega alguma coisa é bem barrenta, não tem como usar essa água", desabafou um amoradora. 

"Mas a conta de água chega e a gente tem que pagar se não corta, a água não tem como consumir, quando chega é só para lavar banheiro, agora água de qualidade não temos", criticou outra moradora. 

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRf) e do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar estão no local tentando negociação com os participantes do protesto. 

NOTA

Em nota, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que restabeleceu, na manhã desta terça-feira (14), as atividades do sistema de abastecimento de água que atende ao conjunto Jarbas Oiticica, em Rio Largo. 

"A reativação da estrutura ocorreu após a Empresa efetuar reparos em dois pontos de sua adutora, que sofreram rompimentos nos últimos dias".

Conforme informou Rodrigo Moreira, coordenador de Produção da Casal na Região Metropolitana de Maceió, “a Companhia voltou a efetuar a captação e o tratamento de água com 100% da vazão normal às 8h desta manhã, logo após a conclusão dos consertos na rede”.

Ele também pontuou que a boa qualidade da água bruta, isto é, aquela que é captada direto no manancial, vem permitindo que a Empresa trate o líquido dentro do tempo padrão, o que deve contribuir para acelerar a normalização da distribuição do líquido da Casal para a BRK Ambiental, essa última responsável por distribuir a água já tratada aos moradores.

Técnicos da Casal trabalharam no período noturno para acelerar reativação do sistema I Foto: Ascom Casal