Cidades

Jorgraf e GQTech realizam nessa quarta-feira (8) debate sobre a região metropolitana de Maceió

Por Tribuna Independente 07/06/2022 22h25
Jorgraf e GQTech realizam nessa quarta-feira (8) debate sobre a região metropolitana de Maceió
Encontro vai reunir importantes ambientalistas, engenheiros, economistas, advogados, que vão debater e discutir caminhos para a RMM - Foto: Edilson Omena

A Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) e sua rede de comunicação impressa, TV e portal, realiza amanhã, quarta-feira, 8 de junho, do 1º Ciclo de Debates “Região Metropolitana de Maceió (RMM) – Desafios da Convergência”. O evento começa a partir das 14h, no Centro de Inovação Tecnológica, no bairro de Jaraguá. O encontro vai reunir importantes ambientalistas, engenheiros, economistas, advogados, que vão debater e discutir caminhos para a RMM. A coordenação e mediação será do especialista em Gestão Estratégica e Desenvolvimento Regional Sustentável, Antonio Pinaud, da GQTech Tecnologia e Gestão.

“Vamos gerar uma produção de conteúdo sobre as dimensões ambientais da RMM, sob uma visão sistêmica do desenvolvimento urbano e integrado da região”, adianta o coordenador Antonio Pinaud. .

Cada especialista irá sinalizar na sua apresentação quais são os programas, projetos, políticas e ações que não estão convergindo para a sustentabilidade ambiental da RMM. e na sequência o debate terá como foco a visão sistêmica dos desafios da RMM.

Para o presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel dos Santos, o evento confirma as ações da cooperativa em trazer para os alagoanos a informação com qualidade e independência, abrindo caminhos para o debate, em temas emergentes: “Com esse evento, ampliamos a presença da Jorgraf junto ao público. Somos um dos primeiros veículos a trazer à tona os problemas e soluções para a RMM”, afirmou. Para o diretor administrativo e financeiro da Jorgraf, Flávio Peixoto, o objetivo é estimular o debate para o futuro dessa região. “O foco é no compartilhamento de informações, apresentadas por especialistas, que vão contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas, encarando desafios e mostrando suas convergências”, destacou Flávio Peixoto.

O coordenado do debate, Antonio Pinaud é especialista em desenvolvimento regional sustentável e responsável por planos de desenvolvimento local e regional, diagnósticos e adensamentos de cadeias e arranjos produtivos no país. Pinaud em 2015 elaborou para o Estado de Alagoas a metodologia de Gestão dos Indicadores de Competitividade, ferramenta de que permitiu que Alagoas saísse da última posição no ranking de competitividade nacional (era o último 27ª colocação) e hoje ocupando a 13ª posição entre os estados brasileiros. Quando Secretário de Estado de Desenvolvimento Social sua gestão foi premiada nacionalmente pela inclusão de comunidades quilombolas que estavam invisíveis à proteção social no cadastro único do governo federal. Pinaud é coautor dos livros “Convergência Setorial - Um caminho para o desenvolvimento” e “Liderança Transformadora e Empreendedora”.

“O importante na lógica da convergência é saber que soluções específicas para problemas econômicos e sociais devem levar em consideração o impacto no sistema como um todo. A convergência para alcançar os resultados será potencialmente melhor, de maior impacto e mais percepção da sociedade”, assinala o coordenador. e aponta as vantagens e benefícios da abordagem estratégica pela convergência setorial”, analisou Pinaud.

CONFERENCISTAS

Nesse primeiro ciclo de debates, a Jorgraf traz um time de primeira grandeza para discutir, analisar e propor uma nova reflexão da atual realidade da RMM, e transformá-la, lançando desafios factíveis para melhorar, fortalecer ou criar novas políticas públicas para enfrentar a desigualdade social na RMM. Confira um pequeno perfil dos debatedores:

Manoel de Melo Maia Nobre. 

Engenheiro e professor da Universidade Federal de Alagoas, mestre em Geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; PhD pela University of Waterloo, na Inglaterra. É especialista em Recursos Hídricos e Recuperação Ambiental. Foi professor na PUC-Rio e professor visitante na COPPE/UFRJ, UFBA e UFPE. É membro da American Geophysical Union, Canadian Society of Civil Engineering.

Alex Gama. 

Engenheiro, mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ex-Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas; ex- Presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia. Foi Consultor do Banco Mundial na Bahia para o Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. .

Fábio Leão. 

Economista formado pela Universidade Federal de Alagoas, doutorando em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas; mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Tem especialização em formação de Consultores de Micro e Pequenas Empresas. Universidade de São Paulo (USP). Também se especializou pela Organización y Gestión de la Innovación Tecnológica.

Renata Lelis. 

Advogada formada pela Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais; mestre em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Nova de Lisboa, com ênfase em mercado de direitos do uso da água e cobrança pelo uso da água. Coordenadora estadual do Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Professora de Direito Ambiental em cursos de graduação e pós-graduação.