Cidades
Hepatite fulminante: Alagoas tem um caso em investigação após alterações em exames de sangue
Sesau confirma que adolescente, de 12 anos, residente em Canapi, está sendo monitorada

Alagoas tem um caso de hepatite fulminante em investigação. Trata-se de uma adolescente de 12 anos que apresentou alterações nos exames de sangue. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) à reportagem da Tribuna Independente após o Ministério da Saúde (MS) divulgar que existem 68 casos suspeitos da doença no Brasil, sendo um deles em Alagoas.
De acordo com a Sesau, a adolescente reside em Canapi e não precisou ser hospitalizada. Este é o primeiro registro de caso suspeito no estado.
“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que há em Alagoas um caso suspeito de hepatite fulminante que se encontra em investigação laboratorial. Ressalta que, conforme o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), trata-se de uma adolescente de 12 anos, residente no município de Canapi, que foi submetida a atendimento ambulatorial, por apresentar aumento das taxas de enzimas no fígado. Salienta que a adolescente não necessitou ser hospitalizada e permanece em monitoramento pelo Cievs até que haja conclusão do caso”, explicou o órgão.
O Ministério da Saúde informou no início da semana que até o fim de maio o país notificou 95 casos da doença. Sendo descartados 27 casos e um caso classificado como “provável” registrado no Mato Grosso do Sul. Além disso, seis mortes estão sendo investigadas para saber se há relação com a doença.
Ainda de acordo com o Ministério, os casos em investigação foram registrados em São Paulo (16), Minas Gerais (9), Pernambuco (7), Rio de Janeiro (7), Ceará (6), Rio Grande do Sul (5), Goiás (3), Espírito Santo (2), Paraná (2), Santa Catarina (3), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (2), Pará (2), Rondônia (1), Maranhão (1) e Paraíba (1).
Em todo o mundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) já registrou 650 casos e nove óbitos.
A DOENÇA
Ainda sem causa determinada, a hepatite fulminante, como tem sido chamada atinge crianças principalmente na faixa etária até cinco anos, podendo atingir também crianças mais velhas e adolescentes. A doença foi notificada pela primeira vez no Reino Unido este ano, mas há indícios de ocorrências em outubro do ano passado.
Atualmente, segundo a OMS 33 países registraram a doença misteriosa e 38 crianças precisaram de transplante de fígado.
Os sintomas da doença incluem febre, fadiga, perda de apetite, diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal, urina escura, fezes esbranquiçadas, dor nas articulações e icterícia (pele amarelada).
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo