Cidades

Prefeitura de Maceió confirma festividades juninas apesar da recomendação de cancelamento do MP

Município decretou situação emergência devido às fortes chuvas que atingem a cidade

Por Tribuna Hoje com assessoria 02/06/2022 13h50 - Atualizado em 02/06/2022 14h02
Prefeitura de Maceió confirma festividades juninas apesar da recomendação de cancelamento do MP
São João 'Massayó: Sol... Mar e Forró' terá programação com artistas nacionais e valorização dos músicos e grupos culturais da capital alagoana - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió vem a público informar que as festividades juninas estão mantidas na capital de Alagoas, sem prejuízo de reavaliação desta posição em caso de mudança do cenário atual.

O Município decretou situação emergência na última quinta-feira (26), devido às fortes chuvas que atingem a cidade e vem causando inúmeros prejuízos, por esta razão, o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) recomendou na segunda-feira (30), que a Prefeitura de Maceió cancelasse os festejos juninos.

Em comunicado, a Prefeitura de Maceió, informou que se solidariza com todos os atingidos direta e indiretamente pelas chuvas, e destaca que a gestão executou nos últimos doze meses ações maciças de prevenção a enchentes, tais como: limpeza recorrente das vias de escoamento das águas, retirando mais de 100 toneladas de entulhos; colocação de mais de 20 mil metros quadrados de lonas especiais em 171 áreas críticas da capital; construção de abrigos para até 200 pessoas; e implantação dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). 

"Este trabalho diligente minimizou os danos provocados pelo intenso volume de chuvas registrado em nossa capital nas últimas semanas", diz o trecho da nota oficial.

Ainda de acordo com o comunicado, a realização das festividades juninas não comprometerá, de forma alguma, iniciativas nem orçamentos provisionados para atendimento a situações que se imponham. "Na verdade, contribuirá para aquecer a economia da cidade, com expectativa de movimentar cerca de R$ 100 milhões. Vai gerar emprego, renda e impulsionar a retomada, em especial dos ambulantes e do setor de serviços e turismo, tão prejudicados pelas medidas restritivas da pandemia".

"Como contrapartida social à realização das festividades haverá o Massayó Solidário, com o objetivo de arrecadar alimentos, agasalhos e roupas para os desabrigados não só de Maceió, mas para outras cidades alagoanas", ressalta.

Na nota registre-se, ainda, o reconhecimento do trabalho do Ministério Público Estadual de Alagoas, que tem acompanhado de maneira diligente e proativa, como é característico daquele órgão, o trabalho feito pela Prefeitura de Maceió.

"Continuaremos vigilantes e atentos ao cenário meteorológico e trabalhando diuturnamente de maneira preventiva e reativa, dando apoio à população", finaliza a nota oficial.