Cidades
Anajô realiza Tambor Falante na Unit sobre Racismo na Educação

Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô realizará, nesta terça-feira (24), às 10hs, no auditório da Unit (Universidade Tiradentes), em Cruz das Almas, mais uma edição do Projeto Tambor Falante, desta vez sobre o tema “Racismo na Educação”. Os facilitadores serão o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal, historiador e professor Danilo Marques, e a coordenadora do Neabi\Ufal\ Campus de Arapiraca, assistente social e professora Marli Araújo.
Segundo o coordenador adjunto do Anajô, Helcias Pereira, esse é o primeiro de uma série de 05 debates que o Anajô estará realizando sobre temas que tratam da questão racial, mas que devem ser do interesse não só da população negra, mas de todas as pessoas que desejam uma sociedade antirracista, melhor e mais justa para todos. As edições também tem como objetivo divulgar a sexta edição do Vamos Subir a Serra, o maior projeto de cultura e empreendedorismo afro do norte-nordeste, que acontece no mês de novembro em celebração ao Dia da Consciência Negra. O próximo Tambor Falante já tem data marcada. Será no dia 04 de junho, às 16hs, no Teatro de Arena e vai discutir Cultura Afro: desafios e resistência.
O Tambor Falante é um dos vários projetos do Anajô, que nasceu de uma parceria com a Comissão de Jornalistas pela igualdade Racial (COJIRA-AL) e com a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, como um espaço de debate entre malungos (companheiros de luta) sobre temas variados que impactam a vida da população negra. “Eram encontros geralmente aos sábados, bem informais, às vezes em barzinhos, tratando de assuntos sérios com leveza e confraternização”, lembra o ativista.
Aos poucos o Tambor Falante ocupou outros espaços e em 2015 foi selecionado no Edital Eris Maximiniano, da FMAC, na categoria Cultura Afro-brasileira, possibilitando a realização 05 edições do Projeto “Tambor Falante: Refletindo, Debatendo e Transformando Realidades” em vários bairros da periferia de Maceió, como Vergel do Lago, Trapiche da Barra, Ouro Preto, Benedito Bentes e Jaraguá. A série de Tambor Falante resultou na produção de um livro e DVD com a memória dos debates.
Serviço:
O quê: Tambor Falante
Quando: Dia 24 (terça-feira), às 10hs
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’