Cidades

Previsão do tempo: AL pode ter acúmulos significativos de chuva no fim de semana em Alagoas

Meteorologia aponta ainda para risco de deslizamentos em áreas de encosta, alagamentos nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos e elevação dos níveis das principais bacias hidrográficas

Por Lucas França com Tribuna Hoje 20/05/2022 15h01 - Atualizado em 21/05/2022 10h06
Previsão do tempo: AL pode ter acúmulos significativos de chuva no fim de semana em Alagoas
Pancadas de chuvas podem se estender até a segunda-feira (23) - Foto: Edilson Omena

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um Aviso Meteorológico alertando para ocorrência de chuvas que podem gerar acumulados significativos em todas as regiões de Alagoas. Em Maceió, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Aberlado Nobre, disse que pode chover até 200 milímetros neste fim de semana.

"Essa chuva é 10 vezes mais do que uma chuva comum de 20 milímetros. Ou seja, é um acumulado considerável, por isso, estamos fazendo o alerta para que a população que mora em encostas e áreas de risco procure casas de parentes ou os abrigos da Prefeitura", alerta Nobre.

A Sala de Alerta da Semarh também chama atenção para o risco de deslizamentos em áreas de encosta. "A previsão é de um tempo fechado, com chuvas contínuas em todas as regiões. Isso porque o avanço de um sistema frontal para o Nordeste deve favorecer essa ocorrência de chuvas em nosso estado", explica o meteorologista da Sala de Alerta, Henrique Mendonça. O aviso aponta ainda para o risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos e elevação dos níveis das principais bacias hidrográficas. Este aviso foi emitido na última quinta-feira (19) e se estende inicialmente até a segunda-feira (23).

Além da Prefeitura, a Defesa Civil estadual se reuniu no Palácio República dos Palmares nesta sexta-feira (20) e alertou que as chuvas podem causar danos similares aos de 2010, quando várias cidades alagoanas sofreram com alagamentos nas cabeceiras dos rios.

Na reunião foi definido que o Exército também está de prontidão, bem como a Cruz Vermelha e o Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, para atuar em casos de resgate, quando necessário.

Semarh aponta ainda para o risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana (Foto: Edilson Omena)



AÇÕES DE PREVENÇÃO


Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Maceió realizou uma reunião com órgãos municipais para alinhar ações para as chuvas intensas previstas para este final de semana. Na ocasião, foram definidas ações conjuntas com as principais secretarias que têm atuações mais intensas durante o período chuvoso, como a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Assistência Social.

Nesse encontro com os representantes das secretarias ficou definido que a prefeitura irá disponibilizar retroescavadeiras, em caso de necessidade de demolição, caminhões baú para transporte de pertences e abrigos para famílias. Além disso, a Defesa Civil Municipal já acionou os Núcleos Comunitários (NUDECs) para atuar nas comunidades, alertando a população das áreas de risco.

Com a previsão para as chuvas intensas, foram disponibilizados ainda abrigos da Prefeitura, estão disponíveis escolas como pontos de encontro nos bairros com mais áreas de risco como a Escola Municipal Frei Damião, no Benedito Bentes; Escola Municipal Sérgio Luiz Pessoa Braga, como apoio dos bairros Chã da Jaqueira, Tabuleiro e Petrópolis; Escola Municipal Maria José Carrascosa, para o Reginaldo; Escola Municipal Katia Pimental Assunção para o Jacintinho e o Feitosa; e Escola Municipal Professora Neide de Freitas França e Escola Municipal Padre Pinho para o Litoral Norte.

BRASIL


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de uma frente fria e a formação de um novo ciclone na região Sul do país pode provocar mudança considerável de tempo em pelo menos 15 estados do país com risco de chuvas intensas e tempestades, com ventos fortes que podem chegar a 100 km/h em alguns locais.

Acumulados podem ser 10 vezes maior que uma chuva comum de 20mm (Foto: Edilson Omena)



Defesa Civil Municipal emite alerta via SMS para maceioenses


A Defesa Civil de Maceió emitiu aviso meteorológico na noite de quinta-feira (19) para toda capital, indicando a previsão de chuvas fortes a partir desta sexta-feira (20). A mensagem enviada por SMS orienta aos moradores que residem nas áreas de risco a deixarem suas casas e procurarem local seguro.

O órgão utiliza o Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil para enviar mensagens à população informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, a exemplo de alagamentos e deslizamentos. O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode cadastrar o CEP desejado para receber mensagens de orientação que visam a autoproteção.

CADASTRO


O cidadão que quiser se cadastrar pode enviar um SMS com o número do CEP de sua residência ou área que deseja monitorar para o número 40199. Em seguida, é enviado, a confirmação do cadastro. O CEP pode ser enviado em qualquer formato ex: 12345678, 12345-678. A quantidade de CEPs que pode cadastrar é ilimitado, mas deve ser feito um cadastro para cada CEP.

PREVISÃO

Para esta sexta (20) a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, para sábado dia (21), muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e, para domingo (22) a previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.

As equipes da Defesa Civil Municipal estão de prontidão para atender a população visitando os pontos de risco mais críticos na capital, para orientar os moradores. A nível estadual, a Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Segundo Defesa Civil Municipal pode chover 10 vezes mais que uma chuva comum de 20mm (Foto: Edilson Omena)