Cidades

São João: 20 cidades já confirmaram o retorno da festa em Alagoas

Arapiraca lançou editais para seleção pública de quadrilhas, arraiás e trios de forró pé-de-serra

Por Davi Salsa com assessoria 13/05/2022 17h10 - Atualizado em 14/05/2022 13h16
São João: 20 cidades já confirmaram o retorno da festa em Alagoas
Cidades prometem resgatar a tradição da festa - Foto: Ascom Arapiraca

Após dois anos sem a realização da festa, por conta da pandemia da Covid-19, várias cidades alagoanas já confirmaram o retorno do São João.

Segundo apurou a reportagem do portal Tribuna Hoje, até o momento, vinte cidades anunciaram a realização dos festejos. Arapiraca, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Atalaia, Colônia Leopoldina, São Luís do Quitunde, Piranhas, Palmeira dos Índios e Satuba confirmaram a realização da mais tradicional festa nordestina.

Outras cidades, como Porto de Pedras, Jundiá, São José da Laje, Marechal Deodoro, Traipu, Olho d’Água das Flores, Olivença, Messias, Paripueira, Minador do Negrão, Delmiro Gouveia e Olho d'Água do Casado, também irão promover o evento no mês de junho.

Resgate cultural

Considerado o maior São João Comunitário do Nordeste, o evento em Arapiraca mobiliza dezenas de bairros e comunidades em todo o município.

Para tanto, foram lançados editais para a seleção pública de quadrilhas, arraiás comunitários e trios de forró pé-de-serra.

O objetivo da seleção é viabilizar o resgate cultural, dando mote ao reconhecimento de legado nordestino, contribuindo com a melhoria da qualidade artística do festejo realizado após dois anos de pandemia.

As inscrições, abertas através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, irão até o próximo dia 17 de maio. De acordo com o Secretário de Cultura, Wellington Magalhães, foram lançados três editais de comunidades, quadrilhas estilizadas e produtoras para trios pé de serra.

“Todos os editais aumentaram os valores do último edital antes da pandemia a pedido do prefeito Luciano Barbosa. Será a volta do São João com a valorização de artistas locais e da nossa cultura”, descreveu o secretário.

Serão 20 vagas para comunidades, duas vagas para produtoras organizarem 15 trios pé de serra para apresentações nas praças da cidade e seis vagas pra quadrilhas estilizadas.