Cidades

Manchas escuras surgem entre as praias do Sobral e Pontal da Barra

Instituto do meio Ambiente de Alagoas recebeu várias denúncias e equipe constatou que são algas marinhas

Por Tribuna Hoje com IMA/AL 09/05/2022 13h56 - Atualizado em 09/05/2022 15h05
Manchas escuras surgem entre as praias do Sobral e Pontal da Barra
Segundo a direção do instituto, uma equipe no local e constatou que se trata da proliferação exacerbada de algas marinhas - Foto: IMA/AL

Várias  denúncias chegaram ao Instituto do meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) nesta segunda-feira (09), referentes ao surgimento de manchas que apareceram nas proximidades entre a praia do Sobral e o Pontal. De acordo com o instituto são algas proliferação de algas marinhas.

Segundo a direção do instituto, uma equipe no local e constatou que se trata da proliferação exacerbada de algas marinhas. De acordo com Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro do órgão ambiental, esse tipo de fenômeno é bastante recorrente nos períodos chuvosos em razão do grande aporte de nutrientes vindos do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).

O IMA/AL recolheu amostras no local para identificação desses organismos, e mantém o monitoramento nas praias (Ascom IMA/AL)



“O bloom desse tipo de algas acarreta nessa coloração amarronzada das águas, principalmente nas áreas de arrebentações das ondas. Posteriormente há um decaimento da quantidade dessas algas e água volta a sua coloração normal”, explica o coordenador.

O IMA/AL recolheu amostras no local para identificação desses organismos, e mantém o monitoramento nas praias. O surgimento dessas algas pode ocorrer mais vezes, entre a praia da Avenida e do Pontal, durante todo o período chuvoso.

O surgimento dessas algas pode ocorrer mais vezes, entre a praia da Avenida e do Pontal, durante todo o período chuvoso (Foto: IMA/AL)