Cidades
Postos de combustíveis em Maceió apresentam 2 dígitos após vírgula
Estabelecimentos já começam a se adequar à exigência da ANP e retiram os milésimos dos preços

Vários postos de combustíveis da capital alagoana já estão seguindo a nova medida da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que estabelece a retirada dos milésimos de reais dos painéis de preços e também das bombas de combustíveis. A obrigatoriedade do cumprimento da medida, estabelecendo que os postos devem mostrar apenas dois dígitos da moeda, tem início neste sábado (7).
Atualmente, os postos informam os valores tanto em painéis, quanto na bomba, com três dígitos do real. Conforme a ANP, o propósito da alteração é tornar a leitura do preço mais clara e alinhada com a expressão numérica da moeda.
A nova regra vale tanto para o painel de preços quanto nos visores das bombas. No entanto, segundo a agência, a terceira casa decimal poderá ser utilizada nas bombas, desde que seja o número zero e fique travada no momento do abastecimento. Essa decisão tem em vistas não gerar gastos para os estabelecimentos com a troca de dispositivos.
De acordo com a ANP, a medida facilita apenas a visualização dos preços, não afeta o valor dos combustíveis, que não deve sofrer nenhum impacto.
Segundo a economista Luciana Caetano, “muito provavelmente eles devem arredondar para mais, pois é sempre um nove que é colocado no final, então fica mais próximo do centavo seguinte. Mas a diferença é de um milésimo de real, na verdade não faz diferença. Por exemplo, R$ 7,149 aparentemente é R$ 7,14, só que na verdade é quase 7,15. Então a diferença seria 0,001, um milésimo de real. Acho que assim é mais interessante, pois é um valor mais próximo do que será pago. Anteriormente era até uma forma de mascarar o preço real, já que não temos essa divisão de unidade monetária de milésimo de real”, explicou a economista.
Para o prestador de serviços, Valdomiro Miguel, que abastecia em um posto da cidade, a medida vai evitar confusão na interpretação do preço. “Acho que assim fica melhor, a leitura do valor fica mais fácil. Com o terceiro dígito ficava muito confuso”, disse ele.
Franklin Peixoto, que também abastecia o veículo, tem a mesma opinião. “O terceiro dígito só servia para confundir, e com relação ao custo acho que não vai fazer nenhuma diferença”, afirmou.
O Procon de Maceió alertou que os postos têm até sábado para atender a determinação da ANP, e que após esse prazo, o órgão irá trabalhar com ações de orientação e fiscalização, conforme denúncias recebidas da população. Segundo o Procon Maceió, as denúncias podem ser realizadas por meio do número 0800 082 4567 e do WhatsApp (82) 98882:8326.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia