Cidades
Audiência pública discutirá saúde do trabalhador no SUS

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas realizará uma audiência pública de forma telepresencial, nesta quinta-feira (28), às 9h, para discutir o fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e a promoção da regularidade das notificações de acidentes de trabalho. A atividade faz parte do calendário de ações nacionais do MPT em alusão ao movimento Abril Verde e busca traçar estratégias para garantir um meio ambiente de trabalho seguro nos mais diversos segmentos profissionais.
A audiência pública desta quinta-feira é voltada a profissionais que integram os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests) regionais no estado e aberta a trabalhadores em geral, estudantes, empregadores e demais interessados no tema. Um dos objetivos do encontro é conscientizar os empregadores sobre a importância da emissão de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) e sobre a necessidade do preenchimento dessas informações no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).
A audiência pública será realizada pelo Microsoft Teams, por meio do link https://teams.microsoft.
Acidentes de trabalho em 2021
De acordo com dados do Observatório Digital em Saúde e Segurança do Trabalho, Alagoas registrou, em 2021, 3.223 acidentes de trabalho – um aumento de aproximadamente 20% em relação a 2020, quando foram registrados 2.686 acidentes de trabalho. Em 2021, a maioria dos acidentes ocorreu na atividade de fabricação de açúcar em bruto, seguida das atividades de atendimento hospitalar, comercio varejista de alimentos, administração pública em geral, construção de edifícios e outras ocupações.
O observatório também mostra, em 2021, uma estimativa de subnotificação de aproximadamente 18,3% nos acidentes de trabalho em Alagoas. Dos 3.223 acidentes identificados, 589 não teriam sido comunicados pelo empregador.
Abril Verde em Alagoas
A audiência pública também faz parte das atividades realizadas pelo movimento Abril Verde em Alagoas pela prevenção de acidentes e doenças no trabalho. A campanha no estado é resultado da parceria entre a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi); Centro Integrado de Referência Regional de Saúde do Trabalhador de Alagoas (Cerest); Grupo Prevencionista de Alagoas; Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19); Ministério Público do Trabalho (MPT); Serviço Social da Industria (Sesi); Serviço Social do Comércio (Sesc); Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon); Faculdade Uninassau; Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal); e Superintendência Regional do Trabalho (SRT/AL).
SERVIÇO
Evento: audiência pública sobre saúde do trabalhador no SUS e importância da notificação de acidentes de trabalho
Quando: Quinta-feira, 28 de Abril, às 9h da manhã
Local: evento telepresencial, pelo Microsoft Teams (link de acesso disponível no texto)
Mais informações: site prt19.mpt.mp.br; instagram @mptalagoas.
Mais lidas
-
1Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
2Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
3Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
4Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria
-
5Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?