Cidades
Após 2 anos de pandemia, escolas de samba voltam a se apresentar e levam carnaval fora de época a bairros de Maceió
Apresentações das escolas fazem parte do projeto Samba na Praça

Como manda o figurino, com muito brilho e samba no pé. É assim que as escolas de samba, que compõem a Liga Independente das Escolas de Samba de Maceió (Lessim), irão se apresentar na próxima quinta-feira (21), das 19h às 21h, nas praças do Conjunto Santo Eduardo e Joaquim Leão, no Vergel do Lago. O desfile acontece após dois anos sem apresentação devido à pandemia do novo coronavírus.
Segundo o vice-presidente da liga, José Hilton, o mestre Prego, as escolas se apresentarão com figurinos confeccionados exclusivamente para o evento. “A apresentação contará com a presença de mestre-sala, porta-bandeira, percussionistas e passistas”.
As apresentações das escolas fazem parte do projeto Samba na Praça, que tem o objetivo de levar o carnaval fora de época aos bairros de Maceió. Quatro escolas compõem a liga e participam do projeto: Gaviões da Pajuçara, Treze de Maio, Unidos do Poço e Girassol.
O vice-presidente da liga ressaltou a importância do projeto, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC). “São dois anos sem Carnaval, e o projeto vai nos proporcionar um respiro, um fôlego para nos prepararmos para o Carnaval de 2023”, disse Prego.
Segundo o carnavalesco, a parceria vai viabilizar também outros eventos, a exemplo de uma apresentação das agremiações da liga, no próximo sábado (23), na escadaria da Associação Comercial de Maceió. “Ainda acontecerão ensaios das escolas na Rua Fechada, na Ponta Verde, durante todo mês de maio. Esses ensaios têm início no segundo domingo do mês, por ocasião do Dia das Mães, e vão contribuir para mantermos a nossa cultura e tradição”, afirmou.
Conforme o presidente interino da FMAC, João Hugo Lyra, o evento possibilitará o retorno das atividades das escolas de samba ao público, após dois anos sem eventos. “Com a vacinação e a redução dos casos de Covid-19, podemos ter novamente eventos presenciais. Esse é um momento muito importante, não só para a FMAC, mas também para artistas e grupos que vivem da cultura, além de toda a população, que pode se beneficiar com mais opções de lazer”, destacou.
O vice-presidente da liga disse que, como forma de se manter, as escolas promovem durante todo o ano eventos como bingos e sorteios. No caso específico da Gaviões da Pajuçara, da qual ele é presidente, a diretoria ainda aluga a sede da agremiação para a realização de eventos, gerando mais uma renda que ajuda no pagamento das despesas.
A Gaviões faz aniversário no dia 12 de maio. Fundada há 22 anos, a agremiação é composta por 800 integrantes e gera renda direta para mais de quatorze famílias, segundo Prego. São serralheiros, soldadores e costureiras.
Mestre Prego vive o carnaval dentro de casa desde criança. Era ano de 1979 quando seu pai, Emanuel Feitosa Neto, o Mestre Netinho fundou o bloco Bonecos da Cidade. Até hoje, os bonecos gigantes confeccionados em papel machê continuam desfilando pelas ruas de Maceió e, principalmente, pelo Bairro da Pajuçara, onde nasceram.
Com a morte do Mestre Netinho, em 1999, Prego não somente assumiu o Bonecos da Cidade, mas também fundou a Gaviões da Pajuçara.
SERVIÇO
O quê: apresentação das escolas de samba Unidos do Poço e Girassol
Local: Praça da Guarda Municipal, no Conjunto Joaquim Leão, no Vergel do Lago
Horário: 19h
O quê: apresentação das escolas de samba Treze de Maio e Gaviões da Pajuçara
Local: Praça do Santo Eduardo, no Poço
Horário: 19h
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia