Cidades

Morre Ubirajara Santos, defensor das boas causas e referência da antiga Sergasa

Sepultamentpo de Bira, como era mais conhecido ocorre às 16 no Campo Santo Beneditos Bentes

Por Tribuna Hoje 18/04/2022 10h37 - Atualizado em 18/04/2022 16h50
Morre Ubirajara Santos, defensor das boas causas e referência da antiga Sergasa
Ubiraja Santos - Foto: Reprodução

Será sepultado na tarde desta segunda-feira (18), às 16h, no Campo Santo Bendito Bentes, Ubirajara Santos, 78 anos, mais conhecido como “Bira”, que faleceu em decorrência de insuficiência renal.

''Hoje, dia propício para planejamento e enfrentamento das durezas da semana, recebi inconformado a notícia do falecimento do mágico do bem, o percursor e embaixador das boas causas, o defensor dos amigos companheiros e companheiras que se sentiam algumas vezes humilhados e tristonho, a nossa referência da marca registrada de nossa querida Sergasa em todos os cantos do Estado de Alagoas. Perdemos o amigo de todos e todas. Que Deus lhe conceda um bom e maravilhosos lugar lá no céu ao lado de nossos estimados gráficos que já se foram… vá com Deus meu glorioso e fervoroso amigo'', lamenta José Paulo Gabriel.

Ubiraja Santos ingressou na Imprensa Oficial que ficava localizada na Rua Boa Vista, no Centro de Maceió, ainda na década de 60, o local era point para os grandes jornalistas e gráficos da época. Anos depois, o espaço foi transferido para a Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, ao lado da Gazeta de Alagoas, com o nome de Sergasa, e Bira, continuava a exercer suas funções.

Além de gráfico, Ubirajara Santos era eletrotécnico, psicólogo e músico. Seu cavaquinho era famoso e seu assovio inconfundível. Foi um grande ícone no meio artístico e gráfico, fez história por conta da legião de amigos que conquistou em todas as regiões do estado.

Sua morte deixou todos os funcionários da antiga Sergasa, atualmente Imprensa Oficial consternados. ''Que Bira tenha um bom lugar no reino dos seus ao lados de seus amigos músicos e gráficos de sua época que também já partiram dessa vida''. 

Nos vídeos abaixo, é possível notar a simplicidade e alegria contagiante de Bira.