Cidades

Dançarino alagoano consegue apoio após reportagem da Tribuna e vai cursar intercâmbio na Suíça

Edson Santos é professor de dança em Maceió e foi aprovado na escola de dança Marcelos Move Dance School

Por Rívison Batista 06/04/2022 02h13 - Atualizado em 06/04/2022 03h26
Dançarino alagoano consegue apoio após reportagem da Tribuna e vai cursar intercâmbio na Suíça
O professor de dança Edson Santos - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (8), o dançarino alagoano Edson Santos parte para a realização de um sonho que foi conquistado com muito suor, estudos e apoio de várias pessoas que visualizaram a reportagem publicada no dia 1 de março passado no portal Tribuna Hoje. Ele viaja para a Europa para cursar intercâmbio em uma importante escola de dança na Suíça: Marcelos Move Dance School. Edson Santos esteve no jornal Tribuna Independente nesta terça-feira e relatou sobre a conquista. "Sou professor de dança, e, durante a pandemia, passei quase dois anos sem exercer a profissão. Doeu na alma e no bolso. Me virei como pude, fazendo vários tipos de trabalho", disse.

Edson
O professor de dança Edson Santos marcou presença no jornal Tribuna Independente nesta terça-feira - Foto: Edilson Omena

O dançarino conta que, em Maceió, dá aulas de frevo grátis. "Mas se for outro tipo de dança, a gente negocia", afirmou, com o sorriso de quem tem uma responsabilidade grande pela frente: levar a cultura alagoana e nordestina para os europeus e trazer de lá para cá o aprendizado adquirido. "O europeu é um povo muito disciplinado nos quesitos aprendizado e trabalho. Espero trazer essa experiência de vida para Alagoas", contou o professor, que é formado em dança pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A aventura de Edson tem início bem cedo nesta sexta-feira, quando no começo da manhã pega um ônibus para Recife. Da capital pernambucana, o dançarino pega um vôo para o Rio de Janeiro. De lá, vai em outro avião para Munique, na Alemanha. E, finalmente, de Munique vai para a Suíça. "Só chego lá no sábado", diz.

Gratidão

Para as pessoas que o ajudaram a ir tão longe através de contribuições, ele tem uma palavra: gratidão. "Queria agradecer, em especial, a Carla Regina, da Tribuna Independente. Ela quem foi minha assessora e abriu as portas para mim na imprensa. Essa visibilidade devo a ela", afirmou.

O intercâmbio na Suíça dura quase três meses, de 11 de abril a 4 de julho, e a escola disponibiliza, além do intercâmbio, a estadia no local. Porém despesas como locomoção, passagens e alimentação devem ser custeadas pelo aluno.

O professor de dança lançou, nas suas redes sociais, a campanha "Edson Santos na Suíça 2022", na qual ele diz: "Venho aqui certo de que contarei com o apoio de todos que acompanham meu trabalho como professor de dança e dançarino em Maceió. Serão três meses de cursos, apresentações, formação e muitas realizações, parte de um sonho. Sua colaboração será de extrema importância para que eu possa me manter nesse período em que terei que arcar com as despesas. Desde já expresso minha gratidão a todos, e conto com cada um para que tudo dê certo".

Leia mais: Dançarino busca ajuda para poder cursar intercâmbio na Suíça