Cidades

Perita criminal faz campanha em plataforma para lançamento de livro

“Cúmplices” vai fazer o leitor viver as emoções mais transformadoras segundo a escritora Milena Maria; Veja apresentação da obra

Por Divulgação 29/03/2022 16h16 - Atualizado em 29/03/2022 16h27
Perita criminal faz campanha em plataforma para lançamento de livro
Livro Cúmplices - Foto: Reprodução/Internet

No livro de contos "Cúmplices Insones de Noites Insanas", os diversos personagens passam por momentos decisivos, tendo suas vidas transformadas por eventos cruciais para uma nova fase.

São fatos comuns, como o momento de parar de trabalhar no que se ama, um sonho não realizado por motivo de força maior, a despedida de um ente querido, a descoberta de um segredo.

O título faz referência a um conto em especial, “Cúmplices”, premiado em concurso literário e inserido no final da primeira parte do livro, mas também homenageia escritores e leitores, aqueles que respiram letras, tornando-se, assim, cúmplices insones de noites insanas de todos e todas que amam literatura.

A obra está dividida em duas partes, “Dos cúmplices insones” e “Das noites insanas”, cada uma delas introduzida por um poema autoral e uma ilustração pertinente ao subtema.

"falar ao pé do ouvido

sem necessitar dos olhos

olhar nos olhos tardios

sem sequer abrir a boca

sentir a sua falta

se já não está ali"

A cumplicidade é marcada nas estórias de amor e relacionamentos familiares trazidos no livro, somente igualada pela insanidade, que se apresenta para alguns personagens, tornando a unidade do livro ainda mais instigante. Pois qual o cúmplice que não tem seu momento de insanidade em nome desse elo tão resistente?

"Na noite passada eu aguardei até seu corpo dormir. Você teve um dia intenso, eu sei. Estava cheia desta energia dos últimos tempos, embora pudesse ceder ao cansaço uma vez ou outra, já que não é mais preciso ser uma santa hoje em dia. Mas parece que você se acostumou a provar que é forte, herança maldita."

(Questão de Corpo)

A força do livro está nas cenas do cotidiano, de sonhos e delírios, atravessadas pela urgência ou pela espera, entre histórias aparentemente banais e outras com um toque de fantasia.

"Depois de passar pela exuberante banca de seios, à entrada, pelo luminoso quiosque de lábios, por todas as tendas coloridas, onde se ofereciam olhos os mais exóticos, ao fundo do último corredor, vendiam-se cérebros."

(Vendem-se Cérebros)

Com a leitura, você vai sentir que viver e superar uma dor é uma das capacidades que nos faz mais humanos em qualquer tempo e lugar.

Com sua participação no financiamento coletivo do livro, será possível realizar o sonho da autora, Milena Maria, de lançar sua primeira obra literária, escrita na maturidade, depois de se aprimorar em cursos sobre as técnicas necessárias para a criação de um texto que faça diferença na vida de quem o lê. Depois de passar pelo crivo de generosos leitores betas e pelo olhar da escritora Michele Fernandes, que atuou como revisora crítica, o livro tem a pretensão de proporcionar aos leitores reflexões sobre as histórias nele entregues.

"Ao ler (Cúmplices...), ando de mãos dadas com pessoas que jamais vi e é tão fácil dar as mãos aos personagens criados por essa escritora potente e eclética, todos tão bem construídos. É fácil enxergá-los à nossa frente. É fácil querer abraçá-los e dizer 'vai ficar tudo bem'."

(Michele Fernandes, escritora e revisora)

Também estão envolvidas no projeto a capista Laila Testa e a ilustradora Bárbara Nascimento. A obra foi concluída sob a mentoria da escritora Vanessa Passos, vencedora do Prêmio Kindle de Literatura de 2022 e professora de escrita literária do @pinturadaspalavras, a qual assina a quarta capa.

"Em 'Cúmplices Insones de Noites Insanas', a autora trata de alguns dos temas mais ricos e mais complexos na literatura sem qualquer receio. O tempo, a efemeridade da vida, a morte, a ausência e o cotidiano são elementos que dão corpo a essas histórias potentes. Milena Maria convida o leitor para ser cúmplice do seu livro, para atravessar esta noite que perpassa a existência humana e aquilo que há de mais triste e belo na vida e na literatura.

Vanessa Passos (Vencedora do Prêmio Kindle de Literatura/2022 e professora de Escrita Literária)

O prefácio é de Cibele Laurentino, autora de "Nobelina", e a orelha, de Carla Guerson, de "O som do tapa".

"E é assim neste ritmo de prosa e poesia que te apresento “Cúmplices Insones de Noites Insanas”. Não existiria melhor forma de se lançar na literatura contemporânea brasileira com a força, sensibilidade e olhar dessa escritora que já mostra para que veio."

(Cibele Laurentino, escritora)

"No canteiro de ervas, Nelson muito esperou pela resolução do seu luto. A mulher que visita espera seu homem e precisa dar conta da vida dos que ficaram. Uma atriz no final de carreira espera um telefonema importante. A jovem mulher procura um novo cérebro pois espera poder se livrar de uma lembrança indesejada."(Carla Guerson, escritora)

A impressão final do livro físico e dos brindes será realizada por gráfica de referência, cujos prazos de entrega estão dentro do cronograma (até maio). Todos os livros e brindes serão entregues, garantindo-se a destinação dos valores pagos por intermédio do Catarse. Toda a renda do financiamento será alocada conforme os custos divulgados no orçamento constante nesta proposta. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Orçamento


Esta é a divisão dos custos para trazer “Cúmplices Insones de Noites Insanas” ao mundo:

Gráfica: 27%

Design: 15%

Brindes: 8%

Revisão: 12%

Frete e embalagens: 25%

Catarse: 13%

Total: R$ 4,200 (META)

Veja também a apresentação do projeto

Segue Link abaixo para colaborar com a campanha

https://www.catarse.me/cumplic...