Cidades

Trabalho dissertativo premia agências publicitárias com melhores atitudes ambientais

Chama Publicidade foi a agência ganhadora com o case de “Melhor Atitude Ambiental”

Por Reportagem: Daniele Soares 24/10/2019 20h58
Trabalho dissertativo premia agências publicitárias com melhores atitudes ambientais
Reprodução - Foto: Assessoria

A concluinte do curso de mestrado em Análises de Sistemas Ambientais do Cesmac, através da sua dissertação promoveu o Prêmio: Atitudes Ambientais - Agência de Publicidade 2019, que junto aos veículos de comunicação apoiadores reconhece agências publicitárias alagoanas, com as melhores boas práticas de conservação e preservação do meio ambiente. Na ocasião, o jornal impresso Tribuna Independente foi agraciado com um troféu de apoiador da premiação.

Para Sue Réginis, a premiação foi um sonho realizado. “Quem faz pesquisa geralmente apresenta artigos, mas eu queria algo mais. Queria envolver todo mundo. E já que a minha pesquisa foi direcionada às agências publicitárias, nada mais justo que divulgar isso. Minha alegria é imensa. Meu desejo era estimular essa conscientização nas pessoas e acho que consegui”, afirma a mestre Sue.

Para concorrer, as agências tiveram que apresentar ações ou projetos voltados às boas práticas ambientais, nas categorias: Melhor Atitude Ambiental das Agências de Publicidade e Melhor Campanha Publicitária Ambiental. E segundo Jessé pavão, presidente do evento, a escolha de premiar agências publicitárias, teve um motivo especial.

“Questões ambientais estão em todos os campos da sociedade e as agências de publicidade são veículos fortes de divulgação. Ao tempo em que avançamos nessa área, vimos que as agências também estão se adequando. Há 10 anos, elas gastavam muitos quilos de papéis, cola, madeira, etc. E hoje elas estão mesclando, usando veículos alternativos, de mídia espontânea, diminuindo o aporte de lixo e entulhos. Então, apontamos para este segmento de mídia porque vemos que elas têm um papel fundamental”, informa.

As agências publicitárias foram avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes do Clube do Mídia, da Associação Brasileira de Agências de Publicidade em Alagoas (Abap/Al), do Instituto Lixo Zero e do Jornal Tribuna Independente. Para o jurado Hermam Fernandes, presidente da Abap, uma premiação como essa é muito importante para a sociedade. “Despertar nas agências o comprometimento maior com o meio ambiente foi o principal objetivo dessa premiação. E o envolvimento delas foi muito bacana. Sabemos que uma semente foi plantada e germinou trazendo frutos, com certeza brevemente uma árvore está sendo construída e todos vão se beneficiar com isso”, diz o jurado.

As três agências que alcançaram o pódio, foram contempladas igualmente com um certificado e um troféu de reconhecimento. E dentre elas, a que ficou em primeiro lugar por ter o case de “Melhor Atitude Ambiental” foi a Chama Publicidade, que além do troféu, ainda recebeu um prêmio de mil reais. Rommel Mendes, diretor de arte da agência ganhadora, se emocionou ao ser premiado e demostrou sua gratidão.

“Quero agradecer à Chama por ter acreditado nas ideias de sustentabilidade. O maior desafio é provar que ser sustentável é lucrativo para a instituição. Quando alguém acredita na sua ideia e ela começa a dar frutos, a emoção chega e não tem como controlar”, agradeceu Rommel.

Patrícia Lavenere, diretora da agência Artecetera Proma, que alcançou o 2 º lugar,  ficou honrada em concorrer pela primeira vez em um evento neste seguimento. “Ficamos bem felizes com o segundo lugar. Foi um prêmio novo para todos nós e uma iniciativa nova para a agência. Isso nos motiva a querer fazer um pouco mais pelo meio ambiente, bem-estar e saúde de todos”, diz Patrícia.

Livia Bezerra, coordenadora de mídia da agência Publipix Comunicação, que levou o 3º lugar ratificou a importância das boas práticas já pensando no futuro. “A conscientização tem que ser de toda sociedade e não ficar só em casa. Levar essas boas práticas também para o ambiente de trabalho é muito importante. Devemos pensar no futuro, pois, cada vez a natureza está sendo degradada e precisamos dessas fontes naturais por toda as vidas que ainda estão por vir”, conclui.

ASSISTA:

https://www.youtube.com/watch?v=Leks2LQ9LC4&feature=youtu.be