Morreu nesta madrugada de quinta-feira (3), aos 81 anos, o desembargador Antônio Sapucaia, em decorrência de problemas cardíacos. A família informa que o velório será realizado, a partir das 9h no Cemitério Parque das Flores, no Tabuleiro dos Martins, em Maceió. O sepultamento está agendado para às 16h no mesmo local.
Informações da família dão conta de que o desembargador teria sentido um mal-estar em casa, chegou a ser socorrido até um hospital particular na capital alagoana, porém não resistiu e ao chegar no local já estava em óbito.
Colegas, intelectuais e autoridades lamentaram a perda de Sapucaia, que nasceu na cidade de Rio Largo, região metropolitana de Maceió.
"A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestou sua solidariedade aos familiares e amigos de Antonio Sapucaia, tendo certeza que seu legado de ética e dedicação ao trabalho tanto como profissional da imprensa e no Judiciário, onde chegou a ser presidente do Tribunal de justiça de Alagoas seguirá vivo na memória do povo alagoano", afirmou Valdice Gomes, diretora da Fenaj.
[caption id="attachment_115443" align="aligncenter" width="562"] Jornalista Valdice Gomes (Foto: Sandro Lima)[/caption]
"Uma das maiores reservas morais que passaram pela Justiça alagoana. Um desembargador que nunca se esqueceu de ser jornalista", declarou Fátima Almeida, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), sobre a morte do desembargador Antônio Sapucaia que também era jornalista.
Para o ex-presidente do Sindjornal, Flávio Peixoto, "Antônio Sapucaia foi e vai continuar sendo uma referência não só para o Judiciário alagoano, como também para o Jornalismo. Luto em Alagoas".
[caption id="attachment_312513" align="aligncenter" width="480"] Flávio Peixoto (Foto: Adailson Calheiros)[/caption]
Nivaldo Barbosa, presidente da OAB/AL, também lamenta a morte do desembargador. “Uma grande perda. Um homem simples, que ascendeu como um grande jurista pelo seu apurado senso de justiça e de humanidade. Que Deus conforte o coração de amigos e familiares e o receba de braços abertos”, afirmou.
[caption id="attachment_279518" align="aligncenter" width="640"] Presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa (foto: Edilson Omena)[/caption]
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom-AL), divulgou nota de pesar pela morte de Antônio sapucaia. “Sapucaia é um personagem histórico, nome gigantesco na cidadania, na magistratura e no jornalismo de Alagoas. Um exemplo. Me orgulho da amizade mantida com ele ao longo de décadas e especialmente me honra ter sido parceiro na realização do último projeto dele, a publicação do livro 'Revisão criminal do processo do assassinato de Delmiro Gouveia', obra de enorme importância histórica”, disse.
Para Izaías Barbosa, presidente do Sindjornal, é uma grande perda para Alagoas. "Doutor Sapucaia estava aposentado não só da magistratura como do jornalismo. Foi uma pessoa que militou na imprensa com papel importante. Ele fazia questão de dizer a todo mundo que era jornalista e participava ativamente das ações do sindicato", frisou.
[caption id="attachment_311262" align="aligncenter" width="640"] Isaias Barbosa (Foto: Sandro Lima)[/caption]
"Mesmo aposentado fazia questão de comparecer aos nossos eventos. Ele aposentou a caneta como jornalista, mas não aposentou a vida dele como jornalista, pois continuava na ativa como profissional da comunicação. Como colega de profissão posso dizer que o jornalismo alagoano está de luto”, informou Izaías.
O professor Edvaldo Nascimento contextualizou sua relação de amizade com Sapucaia, salientando que esteve nos últimos meses muito próximo do desembargador aposentado em razão da organização e lançamento do livro "A Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia", idealizado por ele. "Este livro que na verdade é o processo da revisão criminal iniciado por ele e Antônio Aleixo (in memorian) e pelo historiador Moacir Medeiros de Sant'Anna".
[caption id="attachment_323752" align="aligncenter" width="600"] (Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas)[/caption]
Recentemente o livro foi publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Secretaria de Comunicação do Estado e lançado no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. "Era desejo do Dr. Sapucaia lançar em Delmiro Gouveia. Combinamos para o próximo dia 18".
[caption id="attachment_330995" align="aligncenter" width="611"] Edvaldo Nascimento (Foto: Divulgação)[/caption]
"Dr. Antônio Sapucaia se despede de todos nós deixando inúmeros exemplos que nos orgulham. Como jornalista embora de curta carreira foi um profissional cuidadoso com os textos. Como juiz e desembargador exemplo de retidão, princípios e honestidade. Firme nas posições. Como cidadão continuava a se indignar com todo tipo de injustiça. Alagoas perde um de seus belos exemplos de amor a nossa terra, dedicação e espírito público", reforçou.
TRAJETÓRIA
Natural de Rio Largo, Antônio Sapucaia da Silva iniciou o exercício da magistratura em 1971 e atuou nas comarcas de Água Branca, Colônia Leopoldina, Atalaia, Viçosa e Maceió. Em 2003, tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça pelo critério de antiguidade. Em 2007, assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL). Aposentou-se de suas funções no Judiciário em 2008. Também foi jornalista e escritor.