Cidades
Mestre Nelson Vicente, Patrimônio Vivo de Alagoas, morre aos 83 anos
Mestre era referência no Coco de Roda alagoano e também era poeta popular
O mestre do Coco de Roda Nelson Vicente Rosa faleceu nesta sexta-feira (15), aos 83 anos, em decorrência de um câncer. Mestre Nelson Vicente era considerado Patrimônio Vivo de Alagoas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), desde 2005.
Mestre Nelson também era um talentoso poeta popular e embolador. Na sua trajetória, fez mais de 120 apresentações em 2016, pelo projeto Sonora Brasil, a convite do Sesc. Levou as Destaladeiras de Fumo e o Coco de Roda para os palcos de várias capitais brasileiras.
Por 30 anos liderou o seu grupo folclórico. Homem simples, apegado ao amanhã da terra onde nasceu e viveu até sua morte, no Povoado Fernandes, em Arapiraca.
Mestre Nelson é o que se pode afirmar ser realmente um produto do meio onde viveu toda sua vida – a zona rural -, nas cantigas e nas tapagens de casa, ou entoando seus rojões nas tarefas da roça na década de 1930. Além desses cantos de trabalho, ouvia também as cantigas das Destaladeiras de Fumo que atravessava sua época de ouro.
Mais lidas
-
1R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata
-
5Rio de Janeiro
"Surubão de Búzios"; 15 homens são flagrados fazendo sexo e vídeo é compartilhado na internet