Cidades
Medidas para a redução da violência é tema de seminário em Maceió
Evento debateu os avanços das políticas de prevenção à violência em Alagoas
A escalada da violência se tornou numa das maiores preocupações da sociedade moderna. O fenômeno está cada vez mais presente do dia a dia das pequenas e grandes cidades e tem gerado discussões acerca de seu combate. Mas, afinal, quais as formas eficazes de se reduzir a violência? Foi em busca dessa resposta que a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta segunda-feira (11), o I Seminário de Prevenção: Contribuições para a Redução da Violência em Alagoas.
O evento reuniu, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, especialistas, técnicos, oficiais da Segurança Pública, acadêmicos e representantes da sociedade civil, que se debruçaram sobre o tema para debater alternativas no intuito de avançar as políticas públicas preventivas no Estado.
Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, o seminário serviu também para a secretaria prestar contas com a população sobre o trabalho que vem realizando ao longo dos anos. “Para fortalecer as políticas públicas, é importante ouvir a população. Trabalhamos para atender os anseios da sociedade. Para isso, é preciso entender, debater e estudar a complexidade que envolve a temática da violência para construir meios eficazes de combate”, destacou a secretária.
Os temas das palestras giraram em torno de ideias e perspectivas que contribuíram para a redução da violência em Alagoas de forma preventiva, como o novo olhar sobre as medidas socioeducativas e o tratamento das políticas voltadas para crianças e adolescentes, além das estratégias das políticas sobre drogas.
O evento trouxe para Maceió o doutor em sociologia e especialista em segurança, o mineiro Luiz Flávio Sapori, que também é coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas e autor de livros sobre o tema. Para o especialista, dois fatores contribuem para o agravamento da violência no Brasil: a consolidação do tráfico de drogas e a impunidade.
“Diante desse contexto, Alagoas está de parabéns por ser o primeiro estado brasileiro a criar uma secretaria estadual de prevenção à violência. É preciso pensar medidas a curto, médio e longo prazo. Prevenção é atuar sobre os fatores sociais que favorecem e motivam os indivíduos para o crime”, explicou o palestrante.
Esteve presente também o deputado federal Givaldo Carimbão, que contribuiu com sua bagagem política e militância na causa da prevenção à violência. “Sou um entusiasta deste tema e me sinto honrado em ver os frutos que esta secretaria vem gerando, após muitos anos de luta. Prevenção deve ser prioridade em todos os governos”, enfatizou o parlamentar.
O seminário contou ainda com a palestra do gerente de Estratégias de Prevenção à Violência, Thomas Arthur, que mostrou o progresso das políticas sobre drogas do Governo de Alagoas, com o programa Rede Acolhe. Teve ainda a palestra do assessor de comunicação da Seprev, Victor Brasil, que tratou sobre os avanços das medidas socioeducativas no estado e das políticas voltadas para crianças e adolescentes.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5'Ressurrection'
Nova série de Dexter, com Michael C. Hall, estreia em junho de 2025