Cidades
Referência nacional, Junta Comercial de Alagoas completa 124 anos
Órgão alagoano realizou, durante a sua história, o registro de 158.719 empresas no estado
Órgão alagoano responsável pelo registro de negócios e pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) completa, nesta sexta-feira (26), 124 anos de história.
Marcada pela modernização dos serviços oferecidos à sociedade alagoana, a história do órgão começou em 1893 com a sanção do decreto que delimitava a criação da Junta Comercial pelo então governador Gabino de Araújo Besouro. Hoje a Juceal é referência nacional em relação aos processos de simplificação do registro de empresas, levando o estado à liderança do ranking produzido pela Receita Federal, que avalia os níveis de implantação da Redesim em cada unidade federativa.
Durante a sua história, a Juceal realizou o registro de 158.719 empresas, sendo, desse total, 93.788 microempresas, 11.027 empresas de pequeno porte e 53.904 negócios considerados sem porte. Ainda em seu banco de dados, a Junta Comercial possui o registro de 96.302 microempreendedores individuais (MEIs), tipo empresarial ao qual o órgão oferece auxílio em relação à legalização do empreendimento.
Para o presidente do órgão alagoano de registro, Carlos Araújo, a Juceal atinge os 124 anos em grande modernização e oferecendo o melhor serviço disponível no país, serviço esse que serviu de base para onze estados.
“O que há de melhor no registro empresarial está em Alagoas. Ao longo dos anos, a Juceal veio desburocratizando o registro, tornando o serviço rápido e com menos custo para o empresário. Com a Redesim, a Juceal passou a função de registro puramente e tomou conta desse ambiente para oferecer também uma legalização simplificada. Hoje a Junta Comercial atinge os 124 anos moderna, com todo o estado integrado, referência nacional e despontando Alagoas como o melhor ambiente em relação à Redesim”, exaltou.
Referência em relação aos serviços adotados, a Junta Comercial disponibiliza, hoje, um ambiente on-line – o Portal Facilita Alagoas – onde o empresário pode realizar o registro do seu negócio em até 48h. A protocolização no órgão também evoluiu, contando com a entrada on-line para empresário individual, sociedade limitada e empresa individual de responsabilidade limitada, e entrada presencial de processos em todas as regiões do estado.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
5Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT