Cidades
Trânsito vai determinar velocidade de novos semáforos instalados
São 10 semáforos inteligentes instalados em pontos das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, que vão medir o fluxo do trânsito
Para dar maior fluidez ao trânsito nas avenidas mais movimentadas da capital, começam a funcionar nos próximos dias os semáforos que se adaptam ao fluxo de veículos em tempo real.
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) começou a instalação dos equipamentos no principal corredor de transporte de Maceió. São 10 semáforos inteligentes instalados em pontos das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, responsáveis por medir o fluxo do trânsito na região, por meio de câmeras e com o auxílio de um sistema.
“A ideia é começar pela Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, e na próxima semana iremos realizar uma apresentação para demonstrar como essa tecnologia irá funcionar”, afirma o prefeito Rui Palmeira.
O cronograma de quando esses semáforos chegarão outras avenidas da capital será apresentado na próxima semana pelo superintendente Antônio Moura, da SMTT.
A câmera é direcionada para a intersecção da via e faz uma contagem volumétrica. Os dados serão enviados para um servidor da SMTT, que levará informações do maior e menor fluxo de veículos sobre o horário de maior movimento.
Através dos dados, o equipamento vai dimensionar o tempo de travessia, aumentando ou diminuindo o tempo dos sinais verde, amarelo e vermelho. A expectativa é que esses ajustes ajudem a otimizar o fluxo de trânsito nas vias. Posteriormente, os equipamentos serão instalados em outros locais da cidade.
“Para fazer esse investimento, utilizamos parte do recurso arrecadado com multas, pois o município ainda não tem recursos para implantar essa tecnologia em todas as principais avenidas de Maceió”, explica Rui.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira