Cidades

Superintendente da SMTT confirma que pardais serão religados no próximo dia 20

Até lá, será feita campanha informativa para conscientizar motoristas sobre a fiscalização

10/02/2017 14h06
Superintendente da SMTT confirma que pardais serão religados no próximo dia 20
Reprodução - Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (10), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) confirmou a data da religação dos pardais, 20 de fevereiro, uma segunda-feira. Segundo falou o superintendente Antônio Moura, uma campanha educativa será realizada na semana anterior, de 13 a 19, para comunicar condutores sobre a volta da fiscalização eletrônica.

“No dia 20, os pardais já estarão fiscalizando e autuando no caso dos excessos cometidos”, disse Antônio Moura em entrevista à TV Gazeta. Segundo ele, a decisão para religar os pardais demorou um pouco mais por conta de manutenção no equipamento.

O superintendente rechaçou o que é bastante reclamado por motoristas de que os pardais seriam uma fábrica de multas. Para Antônio, a diminuição no número de acidentes é o grande objetivo.

“Não existe essa questão de indústria de multas, em todas as capitais e cidades onde existem os pardais, a fiscalização eletrônica, está comprovada uma diminuição muito grande no número de acidentes. Estudos que foram feitos já comprovam. A intenção da prefeitura de Maceió é preservar a vida, é fazer com que acidentes não aconteçam, não existe essa intenção de autuar. Na verdade, a prefeitura espera que não ocorram as autuações e as pessoas respeitem os limites estabelecidos”, pontuou.

Sobre o problema no contrato inicial que causou a interrupção do serviço após ação do Tribunal de Contas do Estado, o representante da SMTT disse que não há ilegalidade.

A fiscalização retorna nos cinco pontos pré-estabelecidos, dois na Avenida Fernandes Lima e dois na Avenida Durval de Góes Monteiro, na parte alta, e um na Avenida Álvaro Otacílio, na parte baixa.

Além disso, Antônio Moura informou que outros cinco pontos ganharão a fiscalização. Porém, os locais ainda estão sendo escolhidos através de estudos.

“Futuramente a gente vai estar expandindo para mais cinco pontos. O contrato prevê dez pontos. Está sendo feito um estudo para saber onde são os pontos de maior necessidade, onde o número de acidentes é maior na cidade e também a faixa exclusiva de ônibus. A prefeitura tem a intenção de ampliar a fiscalização ao longo da faixa exclusiva, tanto na parte alta como na parte baixa”, frisou o superintendente.

“A gente pede ao maceioense que respeite os limites, que ele não será autuado e não correrá o risco de sofrer acidente”, encerrou Antônio Moura.