Cidades
Samu e HGE estão prontos para atuar nas prévias carnavalescas de Maceió
Os dois serviços são referências no atendimento pré-hospitalar e de emergência
O reforço nas ações irá ocorrer com base nos dados de atendimentos registrados nas prévias carnavalescas de 2016. Isso porque, no mesmo período do ano passado, o maior hospital público de Alagoas registrou 1.336 novos atendimentos. Os clínicos foram os mais procurados, 856 usuários, atendidos na área azul e pediatria.
Os acidentes casuais, a exemplo de quedas na rua, foram 295. A violência no trânsito vitimou 110 pessoas. As agressões por arma de fogo, branca e corporais somaram 39 notificações. Os demais números são de acidentes de trabalho (27), queimaduras (7) e suicídios (2).
Entretanto, mesmo prevendo o aumento da demanda, a necessidade de eficiência e agilidade nos atendimentos, a Gerência do HGE enfatiza que o hospital é referência para os casos mais graves de urgência e emergência. As outras ocorrências devem ser encaminhadas para os ambulatórios e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
“Pequenos ferimentos, viroses, diarreias, cólicas menstruais e dores de cabeça podem ser avaliados nos Ambulatórios 24 Horas e UPAs. Os casos de acidentes de trânsito, agressões por arma de fogo ou branca e demais ocorrências de média e alta complexidades devem ser levados ao HGE”, explicou a coordenadora médica da unidade, Janaína Gouveia.
Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará com uma Unidade de Suporte Básico de prontidão durante as prévias carnavalescas, que acontecerão no bairro Jaraguá e na orla marítima de Maceió.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas