Cidades
Subestações da Eletrobras Alagoas recebem tecnologia de ponta
Foram investidos quase R$ 10 milhões para fazer com que os empreendimentos funcionassem com acesso remoto
Todas as subestações da Eletrobras Distribuição Alagoas estão operando de forma automatizada. A quarta e última etapa desse processo foi concluída este mês com a inclusão das subestações do Pólocloroquimico, Rio Largo, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Arapiraca II, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Marituba – em Penedo, União dos Palmares e Evilásio Soriano, no bairro da Jatiúca, que já foi construída utilizando essa tecnologia avançada.
Somente nesta fase foram investidos quase R$ 10 milhões para fazer com que os empreendimentos funcionassem com acesso remoto. Isso significa que a supervisão dos equipamentos das subestações, assim como seu controle e proteção são realizados de forma mais intensa e permanente. A utilização desse sistema moderno facilita e agiliza o atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.
Composto por equipamentos de tecnologia de ponta, como localizadores de defeito e telecomunicação via rádio digital, o sistema de automação é controlado no Centro de Operação da Eletrobras, localizado em Maceió. Por meio de um programa supervisório, os operadores monitoram, em tempo real, o que está ocorrendo no sistema elétrico da Eletrobras em todo Estado. Dessa forma, eles sabem quando algum equipamento não está operando com toda sua capacidade e quais localidades estão sendo afetadas.
Agora, as 40 subestações da Distribuidora estão interligadas pelo sistema, sendo possível comandar a maioria dos equipamentos à distância, como também, verificar o funcionamento efetivo de um transformador.
A gerente de Automação e Telecom Operativa da Eletrobras, Rafaela Albuquerque explica que o sistema não diminui as interrupções, mas ajuda no restabelecimento. “O sistema de automação não elimina o defeito, mas faz com que o problema seja corrigido de maneira mais rápida pelos eletricistas de campo. Graças à tecnologia podemos tomar decisões mais rápidas, e, consequentemente, realizar um atendimento em tempo hábil para que o restabelecimento da energia seja efetivado”, afirmou.
O sistema automatizado também traz alguns benefícios para a Empresa, como a redução de custos operacionais, melhoria na qualidade do fornecimento de energia e na manutenção dos equipamentos, que aumentam sua vida útil.
A Eletrobras lembra que, apesar do uso eficaz da automação, é importante que os consumidores continuem informando as ocorrências de falta de energia pelo call center (0800 082 0196). Desse modo, as interrupções serão identificadas de forma mais ágil pelos operadores.
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
3Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
4Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
5Sucesso da Netflix
Mistério! O que realmente aconteceu com Charmaine em Virgin River?