Cidades

Nova edição de anuário de advocacia nacional traz destaques de AL

Entre os destaques do Brasil, estão três escritórios e quatro advogados de Alagoas

Por Tribuna Hoje com Assessoria 01/12/2016 12h20
Nova edição de anuário de advocacia nacional traz destaques de AL
Reprodução - Foto: Assessoria

Atualizada às 13h38

A pesquisa para a 11ª edição do anuário Análise Advocacia 500 apresenta um número recorde de escritórios que foram Mais Admirados pela primeira vez. São 81 bancas novas e 33 que passaram por fusão ou cisão no último ano. Em 2015, esse número foi de 70 novos escritórios e 30 fusões e aquisições. Além disso, esta edição da pesquisa revela um aumento expressivo no número de escritórios Mais Admirados fora do eixo tradicional de São Paulo e Rio de Janeiro. O destaque é dos escritórios sediados na região Sul do país, onde a quantidade de advogados eleitos mais do que dobrou em relação ao ano passado.

A lista dos Escritórios Mais Admirados, desta edição do anuário, conta com representantes de 20 dos 26 estados brasileiros, e além do Distrito Federal. Alagoas, por exemplo, após seis anos sem figurar entre os eleitos, conseguiu três escritórios e quatro advogados. 

Entre os escritórios estão Angelo, Lima, Nono, Paiva & Peixoto Advogados (ALNPP Advogados), Escritório Felipe de Pádua Advogados e Welton Roberto Advogados Associados, os três de Maceió. Já os advogados são Fernando Carlos Araujo de Paiva da ALNPP Advogados, Telmo Barros Calheiros Jr. também da ALNPP, Felipe de Pádua Cunha de Carvalho do Escritório que leva seu nome e Welton Roberto do escritório homônimo.

Welton Roberto não sabia da menção ao seu nome e de seu escritório no anuário. “E para a nossa honrosa e grata surpresa conseguimos alçar ao plano nacional nosso trabalho na advocacia. Agradecer a todos que dividem comigo o dia-a-dia da tarefa de ser advogado e dizer que isso só aumenta a nossa responsabilidade. O mais orgulhoso é destacar o nome de Alagoas no cenário brasileiro dos escritórios jurídicos. Obrigado a todos que sempre fazem de mim esse ser errante em contínua e crítica construção. A toda a minha equipe muito obrigado!”, publicou em sua perfil no Facebook o advogado.

Também são apontados os profissionais e os escritórios de todo o país eleitos Mais Admirados pelos executivos de 36 setores econômicos.

Destaques de Alagoas (Imagem: Divulgação)

As mudanças no mercado da advocacia nacional foram muitas desde a primeira edição da publicação, em 2006. Os escritórios se multiplicaram, ficaram maiores e mais sofisticados, deixando de formar um conglomerado único e homogêneo. Atendendo a este novo panorama do setor, desde 2014, a Análise Editorial passou a dividir as bancas por categoria de atuação: full service, abrangente e especializada. No primeiro grupo, estão os escritórios que prestam serviço em todas ou praticamente todas as especialidades; no segundo, os que oferecem um leque amplo de serviços, e no terceiro, os que concentram sua atuação em especialidades específicas. Analisá-los dessa maneira permite comparações mais adequadas, refletindo melhor quem é quem e como cada um se insere no mercado. Na edição 2016, das bancas de advocacia Mais Admiradas, a maioria tem atuação abrangente, atingindo 46% do total de escritórios eleitos. Aquelas que atuam de maneira full service ou especializada (as butiques), correspondem a 13% e 41%, respectivamente.

A lista dos Mais Admirados é obtida em pesquisa realizada pela equipe da Análise Editorial, anualmente, com os responsáveis pelos departamentos jurídicos das 1.800 maiores empresas do Brasil. Na edição que chega agora ao mercado, 906 executivos responderam ao questionário, indicando até três escritórios e três advogados que eles mais admiram em 12 especialidades do Direito. Ao todos, foram citados 1,6 mil escritórios e 3.745 advogados. Desses, 576 escritórios e 1.245 advogados somaram pontos suficientes para estar em, pelo menos, um dos rankings da publicação.

Análise Advocacia 500 Edição 2016 traz ainda, pelo segundo ano, a “Seção Diretório”. Sem vinculação com o conteúdo da pesquisa dos Mais Admirados, as 87 páginas da nova seção apresentam o perfil de 338 escritórios, que podem estar na lista dos Mais Admirados ou não. A diferença é que os perfis publicados no suplemento pertencem às bancas que se interessaram em replicar as informações que já publicam no anuário Diretório Nacional da Advocacia, o Análise DNA.

Sobre a Análise Editorial

Primeira empresa jornalística do Brasil dedicada exclusivamente à produção de anuários especializados nas áreas de comércio exterior, energia, gestão ambiental, advocacia, entre outros. Todo o conteúdo produzido é apresentado de forma a facilitar a consulta e proporcionar uma análise profunda e objetiva dos principais setores da economia do país.

As revistas da Análise Editorial trabalham com um volume de informações admirável de maneira a atender um público exigente, formado por quem toma decisões e forma opinião, para quem exatidão é tudo. A missão da editora é participar do esforço para a construção de um ambiente de negócios mais organizado.

No campo jurídico, além do Análise Advocacia 500, publica dois outros anuários: o Diretório Nacional da Advocacia, que amplia o conhecimento do mercado a respeito dos escritórios em atuação no Brasil, e o Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, que apresenta ao mercado os responsáveis pela condução dos departamentos jurídicos das principais empresas brasileiras. A editora conta com um admirável e detalhado banco de dados a respeito de mais de 7 mil escritórios de advocacia, um ativo único no país.