Brasil
Projeto Sankofa realiza seminário gratuito sobre saúde mental em situações de emergências e desastres
O Projeto Sankofa, iniciativa voltada à formação de apoiadores psicossociais e à promoção da saúde mental comunitária em contextos de desastre, realiza, no dia 30 de outubro de 2025, o seminário “Saúde Mental em situações de emergências e desastres: impactos psicossociais, respostas coletivas e práticas de cuidado”. O evento gratuito será realizado no Recanto Coração de Jesus, na Serraria, das 8h às 17h, com emissão de certificado e participação.
A ação marca o encerramento do Projeto Sankofa, iniciativa que integra os projetos de reparação de danos morais coletivos causados pelo desastre socioambiental em Maceió no âmbito do Programa Nosso Chão, Nossa História (hiperlink: nossochaomaceio.org/.). Ao longo de quatro ciclos de formação, o projeto Sankofa articulou memória, cuidado e mobilização social, capacitando agentes comunitários para atuarem nessa reparação. Inspirado pelo conceito africano de Sankofa, que significa “retornar às raízes para compreender o passado e construir o futuro”, o projeto buscou fortalecer o pertencimento comunitário e a prática de cuidados em saúde mental coletiva.
Segundo Renata Guerda, coordenadora do Projeto Sankofa, “finalizar o projeto com este seminário é uma forma de celebrar com a comunidade os aprendizados e trocas afetivas, além de produzir visibilidade uma temática urgente na cidade: a saúde mental em situações de emergências e desastres. Mais do que encerrar um ciclo, o evento amplia o alcance do que foi construído, transformando conhecimento em ação e reafirmando nosso compromisso com a memória, a resistência e a construção de futuros mais justos e cuidadosos”.
O seminário terá a participação de integrantes do Nosso Chão, Nossa História, como o Comitê Gestor de Danos Extrapatrimoniais (CGDE), responsável pela gestão, e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, o UNOPS, responsável pela operacionalização do Programa. Além disso, estarão presentes representantes da Fundação de Ensino, Pesquisa e Extensão de Alagoas e da Escola Livre de Formação para o Cuidado em Saúde; ainda, contará com a participação de Roberta Santos, apoiadora psicossocial formada pelo Projeto Sankofa, que trará sua experiência na formação.
Para Dilma de Carvalho, presidente do Comitê e formada pelo Projeto Sankofa, a saúde mental comunitária é uma prioridade no Programa Nosso Chão, Nossa História, já que se compreende que ela atravessa todos os contextos de vida das pessoas atingidas pelo desastre causado pela mineração em Maceió.
“Nesse cenário, o Projeto Sankofa surge como fruto de um trabalho comprometido com esse olhar cuidadoso e integral. É uma alegria constatar os resultados exitosos que ele vem produzindo, fortalecendo vínculos, resgatando histórias coletivas e contribuindo para a reparação simbólica e emocional da comunidade”, destaca Dilma.
Destinado às pessoas que participaram da Formação de Apoiadores Psicossociais - Projeto Sankofa, assim como à comunidade em geral, o Seminário possibilita compartilhar experiências, discutir respostas coletivas e conhecer as estratégias de cuidado desenvolvidas no projeto.
Renata Guerda afirma que o seminário representa um espaço de síntese e partilha, e que vai reunir pesquisadores, profissionais, estudantes e a comunidade para socializar experiências, debater respostas coletivas e apontar caminhos possíveis para a promoção da saúde mental. “Mais do que encerrar um ciclo, o evento amplia o alcance do que foi construído, transformando conhecimento em ação e reafirmando o compromisso do Sankofa com a memória, a resistência e a construção de futuros mais justos e cuidadosos”, completa.
Ainda de acordo com Guerda, o evento, além do debate público, será um momento de celebração da memória coletiva. “Vamos lançar o Álbum Afetográfico, uma produção construída ao longo da formação, que reúne afetos, sentimentos e narrativas das comunidades e participantes, transformando experiências em registros de reparação e resistência”, pontua Guerda.
Para fazer a inscrição gratuita, acesse: https://doity.com.br/
Projeto Sankofa - O Projeto Sankofa é idealizado pela Escola Livre de Formação para o Cuidado em Saúde – Cuidar, em parceria com a Fundação de Ensino, Extensão e Pesquisa de Alagoas (Fepesa) no âmbito do Programa Nosso Chão, Nossa História, uma iniciativa do Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais (CGDE), executada pelo UNOPS, escritório de projetos da ONU. Ao longo de seus quatro ciclos, o projeto conseguiu sensibilizar e engajar a comunidade, fortalecer redes locais e criar espaços de escuta e trocas de saberes, reafirmando que enfrentar situações de crise exige respostas coletivas, solidárias e comprometidas com a vida.
Mais lidas
-
1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
2Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
5Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil




