Brasil
Operação prende na Bahia com apoio do MP/AL um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil
Homem é investigado por liderar organização criminosa de alcance interestadual, com atuação em várias localidades do Nordeste, incluindo Alagoas e Bahia, além de outros estados

Uma operação integrada entre os Ministérios Públicos de Alagoas (MPAL) e da Bahia (MPBA), com apoio das forças policiais, resultou na prisão, nesta sexta-feira (5), de um homem que é considerado um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil. Ele foi preso durante o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em Salvador e Mascote, no extremo sul da Bahia, durante a ‘Operação Fauna Protegida’.
O homem é investigado por liderar organização criminosa de alcance interestadual, com atuação em várias localidades do Nordeste, incluindo Alagoas e Bahia, além de outros estados, com prática sistemática de crimes de tráfico de animais silvestres, maus-tratos, receptação qualificada e lavagem de dinheiro.
Segundo as investigações, o grupo criminoso realizava a comercialização ilegal de centenas e até milhares de bichos, principalmente aves, incluindo espécies como estevão, canário, chorão, papa-capim e trinca ferro, entre outros. Há registros de venda de passarinhos de até R$ 80 mil.
Com diversas passagens na Polícia por crimes contra a fauna, o homem, que atuava no tráfico há mais de 20 anos, já chegou ser flagrado com carga de 1.575 pássaros e centenas de jabutis, mas pela primeira vez é preso por crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro. Também foi cumprido mandado de prisão preventiva contra um dos principais fornecedores de animais da organização, além de quatro de busca e apreensão nos endereços residenciais deles e de uma terceira pessoa que exercia a função de receptadora. Em um dos locais, foram encontradas dezenas de galos em situação de maus-tratos, criados para competições ilegais de rinhas.
Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente do MPAL e integrante da força-tarefa interinstitucional que investiga a organização criminosa acusada de tráfico de animais silvestres, o promotor de Justiça Kléber Valadares enfatizou que o trabalho foi desenvolvido com base no material de orientação elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em conjunto com a Associação dos Promotores de Meio Ambiente (Abrampa), além das entidades Free Length, Libertas e MP de Minas Gerais, que subsidiaram atividades e diligências para o desvendamento de lavagem de dinheiro promovida por um dos investigados.
“Os animais eram capturados principalmente no interior da Bahia, colocados em viveiros precários, sem comida, sem água, onde estavam em situação de maus tratos. Depois, eles eram transportados para os destinatários em vários locais, envolvendo diversos estados. Agora, o material apreendido será analisado pelo MP, no âmbito da investigação, e os presos vão passar por audiência de custódia, com a participação inclusive do MPA de Alagoas nesse ato”, explicou o promotor Kléber Valadares.
A operação foi realizada em conjunto pela Promotorias Regional Ambiental de Ilhéus e Itabuna e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Ceama) do MPBA, da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa); do Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio do Núcleo do Meio Ambiente; da Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME); do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque); e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), através das Companhias Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) e Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) Porto Seguro e da 62ª Companhia Independente de Polícia Militar (62ª CIPM).
Mais lidas
-
1Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Falta de água
Abastecimento de água em Murici é afetado por falta de energia neste sábado (30)
-
4O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?