Brasil

Muito além do Happy Hour: Como a cadeia cervejeira contribui com o meio ambiente?

Por Assessoria 15/08/2025 13h59
Muito além do Happy Hour: Como a cadeia cervejeira contribui com o meio ambiente?
No Mês da Cerveja, veja o que empresas como a Ambev fazem para promover a sustentabilidade em todo o ecossistema - Foto: Assessoria



Em agosto é celebrado o Dia da Cerveja, data dedicada à bebida que é orgulho nacional e símbolo cultural do Brasil. Mas, para além dos brindes em mesas de bares, talvez pouca gente conheça as muitas formas significativas com que a cadeia cervejeira ajuda a cuidar da natureza, especialmente ao adotar práticas sustentáveis em todas as etapas de produção e distribuição. O uso de matérias-primas locais e sustentáveis, a redução e reutilização da água no processo produtivo, além do incentivo ao uso de embalagens retornáveis e recicláveis, são algumas das iniciativas que o setor já implementa e que deixam as celebrações ainda mais especiais!

Empresas como a Ambev já colocam em prática diversas ações sustentáveis. Atualmente, 100% das operações diretas da companhia no Brasil funcionam com energia elétrica renovável. Com usinas solares próprias e parques eólicos, a Ambev segue avançando na redução do consumo de energia elétrica e vapor, buscando cada vez mais eficiência no uso de recursos. Além disso, há um forte trabalho de incentivo ao uso de embalagens retornáveis nas principais marcas, além do aumento do conteúdo reciclado nas embalagens primárias.

O cuidado com a água na produção

A água, um dos principais insumos da companhia, também ganha atenção nessa jornada. Nos últimos 20 anos, a Ambev promoveu uma série de iniciativas voltadas à eficiência hídrica. A gestão do recurso se tornou prioridade nas cervejarias, com indicadores acompanhados de forma rigorosa por todas as áreas operacionais. Como resultado desse compromisso, a companhia alcançou uma redução de 50% no uso de água por litro produzido. Além de práticas de controle e monitoramento, como a identificação rápida de vazamentos, a Ambev segue investindo em novas tecnologias que garantam ainda mais eficiência no uso da água.

“A sustentabilidade é o nosso negócio. Por isso, nosso sistema de gestão ambiental tem mais de 25 anos, tornando as práticas padronizadas em todas as nossas plantas com políticas ambientais estruturadas. Adotar essas medidas nos torna mais eficientes, fortalece a continuidade do nosso negócio e nos permite atender – e muitas vezes antecipar – as exigências da legislação”, afirma Renata Van Der Weken, Diretora de Meio Ambiente e Segurança de Operações da América do Sul.

Um olhar para o ecossistema

Olhando para o ecossistema, há mais de uma década a Ambev lançou o Programa Bacias e Florestas, que é uma das principais iniciativas de sustentabilidade fora das operações da empresa, focado na recuperação e preservação de bacias hidrográficas críticas. A iniciativa já atingiu o marco de quase 2 milhões de árvores nativas plantadas em áreas de alto estresse hídrico.

A Ambev também está liderando iniciativas para diminuir o consumo de energia e incentivar o aumento do uso de energia renovável nos pontos de venda. Mais de 6.000 bares e restaurantes parceiros já estão conectados à energia fotovoltaica, uma fonte limpa e renovável, que ajuda na descarbonização.

“São inúmeras frentes de atuação, em linha com nossos compromissos ambientais voltados para ação climática, economia circular, gestão de água, agricultura sustentável e empreendedorismo. A gente quer garantir que, em todo o Brasil, produtos icônicos como Brahma, Corona ou Guaraná Antarctica façam parte de momentos especiais. E também queremos garantir que, enquanto celebram com nossos produtos, as pessoas saibam que há por trás um enorme esforço para construir um futuro com cada vez mais razões para brindar,” finaliza Renata.