Brasil
Dia Mundial das Abelhas alerta para a importância dos polinizadores e os riscos à segurança alimentar

Pouca gente sabe, mas o Dia Mundial das Abelhas é celebrado em 20 de maio, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção para a importância dos polinizadores na manutenção da vida no planeta. Muito além do mel, as abelhas são responsáveis por um serviço essencial à natureza e à humanidade: a polinização, processo que garante a reprodução das plantas, a produção de frutos e, consequentemente, o abastecimento alimentar.
Segundo a ONU, cerca de 90% das espécies selvagens de flores e mais de 75% das plantações de alimentos no mundo dependem da polinização animal. Além disso, 35% da terra agricultável do planeta está diretamente vinculada à atividade de polinizadores como abelhas, borboletas, beija-flores e até morcegos.
Apesar de sua importância, as abelhas estão sob grave ameaça de extinção, com uma taxa de desaparecimento entre 100 e 1.000 vezes maior do que o normal, segundo dados das Nações Unidas. O principal vilão desse cenário é o impacto humano: agricultura intensiva, desmatamento, uso indiscriminado de agrotóxicos e pesticidas, além das mudanças climáticas, têm comprometido o equilíbrio dos ecossistemas e a saúde desses insetos.
Além de serem essenciais à segurança alimentar e nutricional, os polinizadores são também sentinelas do meio ambiente, pois mudanças em seu comportamento costumam indicar ameaças emergentes à biodiversidade.
Neste 20 de maio, o alerta é claro: sem abelhas, não há alimentos nem equilíbrio ambiental. É fundamental promover a agricultura sustentável, reduzir o uso de químicos nocivos, proteger habitats naturais e fortalecer políticas públicas voltadas à conservação dos polinizadores.
O Dia Mundial das Abelhas é um convite à conscientização e à ação coletiva. Proteger as abelhas é proteger a vida.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
5Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote