Brasil
Femusc abre vagas para jovens talentos musicais
Reconhecido como o maior festival-escola da América Latina, o Femusc acontece de 12 a 25 de janeiro em Jaraguá do Sul, Santa Catarina
O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) acaba de anunciar a abertura de 190 vagas para crianças e jovens interessados em participar das aulas de música da programação. Foram reservadas 80 vagas para o Femusckinho, 80 para o Femusc Jovem e 30 vagas para o Femusc Jaraguá. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento acontece de 12 a 25 de janeiro, em Jaraguá do Sul, nordeste do estado de Santa Catarina. As inscrições já estão abertas e os interessados devem se cadastrar pelo site www.femusc.com.br
O Femusckinho, Femusc Jovem e Femusc Jaraguá são oferecidos para residentes de Jaraguá do Sul e região. Os três programas se dedicam ao ensino musical "não-profissionalizante", ou seja, não são direcionados ao fomento e apoio a futuros músicos profissionais como é o caso nos outros programas do Femusc.
Para crianças de 6 a 12 anos, o Femusckinho oferece uma programação intensa de aulas e oficinas para estimular o aprendizado musical e a criatividade. Durante a programação, as crianças são apresentadas a instrumentos como flauta doce, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de canto coral, musicalização e percussão corporal.
Os participantes são divididos em dois grupos. Os menores, de 6 a 8 anos, aprendem flauta doce e musicalização. Os de 9 a 12 anos podem escolher um dos instrumentos de corda. Todas as turmas participam de oficinas de canto coral.
O Femusc Jovem, aberto aos interessados de 12 a 17 anos, oferece classes de instrumentos orquestrais e percussão corporal. Nessa programação, é incorporada a Orquestra Filarmônica do Femusc Jovem, uma orquestra sinfônica juvenil que reúne os talentos musicais mais promissores da região.
O Femusc Jaraguá atende os jovens que, mesmo tendo optado por uma carreira não musical, têm interesse pelas aulas oferecidas pelo evento. A partir dos 17 anos, os interessados podem se inscrever para essa atividade que envolve classes instrumentais e participação nas obras sinfônicas das Orquestras Acadêmicas "Ricardo Feldens" e "Adélia Fischer" do Femusc.
"O objetivo com o Femusc Jaraguá é valorizar os músicos amadores da cidade, que gostam de tocar seus instrumentos, querem aprender a tocá-los melhor e participar de orquestras", explica o maestro Alex Klein, idealizador do festival.
Femusc: 20 anos
De 12 a 25 de janeiro, o Femusc transforma Jaraguá no centro cultural mais importante do polo sul brasileiro. Músicos iniciantes e profissionais de 20 nacionalidades estarão circulando e se apresentando gratuitamente pela cidade. O evento, que comemora sua 20ª edição, oferece uma experiência única com shows diários de música clássica e MPB, além de apresentações operísticas e muitos solos de expoentes internacionais. A expectativa é que para esta edição, o Femusc chegue a mais de 200 apresentações.
A Jaraguá do Sul do Femusc traz catorze dias de pura musicalidade. “O público faz uma verdadeira viagem pelo tempo a partir dos clássicos da música antiga, da música clássica e da popular brasileira”, afirma Alex Klein. “Ninguém sai do mesmo jeito do Femusc, é um divisor de águas, fundamental para formação de músicos e para a formação cultural de público de todas as idades”.
As apresentações do Femusc têm entrada livre e gratuita, mediante retirada antecipada dos ingressos, e os grandes espetáculos também são transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo Canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas