Brasil

Círio de Nazaré 2024: Trasladação reúne 1,5 milhão de fiés em Belém

Foram mais de cinco horas de procissão por 3,7 quilometros, com imagem de Nossa Senhora de Nazaré recebendo homenagens e sendo acompanhada por multidão

Por G1 13/10/2024 19h10
Círio de Nazaré 2024: Trasladação reúne 1,5 milhão de fiés em Belém
Círio 2024: Trasladação - Foto: G1

Mais de 1,5 milhão de fiéis acompanharam a procissão da trasladação do Círio em Belém na noite deste sábado (12), segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu 3,7 quilômetros entre o colégio Gentil e a Catedral Metropolitana durante mais de cinco horas, entre 17h40 e 23h10, na romaria conhecida também como procissão das luzes.

Além dos romeiros e fiéis que acompanharam a berlinda com a imagem nas ruas, muitos moradores organizaram camaratores nas entradas dos prédios para ficar mais próximo da santa.

Na chegada da imagem peregrina na Catedral, ocorreu uma celebração e a Santa ficou no local, de onde sairá no início da manhã de domingo na maior procissão católica do Brasil, a do Círio, para percorrer 3,6 kms.

Celebridades e artistas de outras regiões do país também participaram dessa celebração.

"O brasileiro precisa conhecer essa festa, é uma energia que só se sente aqui, eu já tinha ouvido falar, mas dessa vez eu conseguir vir. Vou guardar esse momento pro resto da minha vida!", destacou o ator Luis Lobianco.

O presidente Lula também viu pela primeira vez a trasladação. Ele está em Belém desde à noite de sexta-feira (11) e na manhã de sábado acompanhou o Círio fluvial, em uma embarcação da Marinha . veja aqui. Lula e a primeira dama viram a procissão passar de um espaço reservado pelo governo do Estado do Pará.

Presidente Lula participa da Trasladação do Círio de Nazaré, em Belém

Ao longo do caminho da procissão, que iniciou após uma missa no colégio católico próximo à Basílica, homenagens foram feitas à imagem de Nazaré, com fitas, chuvas de papel picado, foguetes e muitas canções e orações.

A berlinda foi puxada pela tradicional corda, com 400 metros, que acabou sendo cortada no meio da procissão. No domingo (13), na Grande Procissão do Círio, outra corda será usada. Além de seu simbolismo, o item é importante quando é mantido inteiro para manter o ritmo da procissão.

Segurança nas ruas


Para garantir a hidratação dos romeiros, voluntários organizaram pontos de entrega de água no caminho. Havia também socorristas em diferentes pontos em casos de urgências.

Para garantir a segurança e o monitoramento da Trasladação, mais de 2 mil agentes foram mobilizados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A trasladação é a quarta e última procissão do sábado, que começa com procissão rodoviária, seguida do Círio fluvial e motorromaria.

Maior procissão religiosa do Brasil


Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Círio de Nazaré é uma cópia do Círio de Portugal, mas que ao longo dos tempos foi incorporando elementos da cultura dos povos da Amazônia.

A avaliação é de Márcio Neco. Para o cientista da religião, ainda hoje ocorre o Círio em Portugal, porém com proporção de fiéis bem menor que o Círio em Belém.

“Aqui o processo histórico nos levou a termos a maior procissão do Brasil e uma das maiores do mundo. Mas em outros estados temos grandes manifestações de fé, porém de formas diferentes”, explica.

E para fazer com que uma procissão dessa magnitude funcione várias estratégias são adotadas por diferentes órgãos do estado, como fechamento de várias ruas, reforço no efetivo policial, desvio da rota dos ônibus.

"Durante toda a quadra nazarena nós estaremos com o efetivo policial de prontidão, segurança reforçada, acompanhando do Centro de Comando e Controle e também das câmeras de monitoramento todas as ações", diz Ualame Machado, secretário de Segurança Publica.

Segundo o historiador Márcio Neco, tudo isso faz com que o Círio de Nazaré se torne um evento agregador de todos.