Brasil

Imagem de Nossa Senhora Aparecida é vandalizada no feriado de Páscoa em Cravinhos, SP

Local onde a santa ficava é conhecido por fiéis por estar em ramal do Caminho da Fé, por onde passam peregrinos rumo à Aparecida. Nenhum suspeito foi identificado

Por G1 02/04/2024 12h13
Imagem de Nossa Senhora Aparecida é vandalizada no feriado de Páscoa em Cravinhos, SP
Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi vandalizada durante o feriado de Páscoa em Cravinhos - Foto: Cacá Trovó/EPTV

Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que fica no ramal do Caminho da Fé entre Cravinhos (SP) e São Simão (SP) foi vandalizada durante o fim de semana de Páscoa. O objeto religioso feito em concreto foi quebrado em vários pedaços, e a ação foi considerada sinal de desrespeito e intolerância para os fiéis que frequentam o lugar.

“[A santa] Só traz coisas maravilhosas, coisas lindas, coisas muito bacanas, nada de mau. Não faz sentido. A gente vem aqui buscar proteção e infelizmente se depara com uma situação dessa. É muito triste, não tenho nem palavras”, diz o funcionário público Nelson Longo.

A descoberta do vandalismo aconteceu no sábado (29), quando peregrinos que seguiam rumo à Aparecida (SP) perceberam a imagem danificada e acionaram zeladores.

O construtor Roberto Medeiros filmou os pedaços espalhados em frente à capelinha onde a santa ficava.

“Tinha mais coisas que ele podia destruir, mas eu acredito que ele tenha vindo focado naquilo que ele veio fazer. Ele destruiu uma imagem de puro concreto, aproximadamente 65 centímetros, muito bem colocada, fixada, ele não conseguiria fazer com a mão. Ele bateu nela bastante pra quebrar o que foi quebrado.”

Lugar de peregrinação


A imagem estava desde 2015 na região que faz divisa com três fazendas na zona rural de Cravinhos. A iniciativa partiu de um grupo de fieis da Paróquia Santa Luzia. Após ser abençoada, a santa foi levada até a estrada e colocada na capelinha do ramal do Caminho da Fé.

Por dia, cerca de 500 pessoas passam pelo local rumo à Aparecida ou apenas para orar em louvor à Nossa Senhora Aparecida. Manifestações de fé de todo tipo são vistas no lugar que ficou popularmente conhecido como Santinha.

“É um lugar muito calmo. É um lugar que muita gente vem, muita gente passa aqui pedindo graças, põe o joelho no chão, ora. É um lugar diferenciado, quem conhece sabe”, afirma Roberto.

Intolerância


A notícia do vandalismo abalou os fiéis que não veem motivo para a atitude. O padre Igor Fernando de Lima lamentou a ação.

“É triste quando nos deparamos com atitudes como essas por intolerância ou, às vezes, por desconhecimento da fé, da fé do outro, e por outras razões. Nós acreditamos em Jesus, acreditamos em Deus, continuamos acreditando na interseção de Nossa Senhora, no carinho que ela tem por cada um de nós.”

Apesar da tristeza, para o fazendeiro Tadeu Alvares Nogueira, se a atitude do vândalo era abalar a fé dos fiéis, não conseguiu o resultado pretendido.

“Isso mexe com a gente. Eu passo aqui todo dia e ela não está aqui [agora]. Mas a fé tem que ficar mais forte.”

A substituição da imagem já foi providenciada, e a nova santinha deve ser instalada em cerca de um mês.

Nenhum suspeito de ter praticado o vandalismo foi identificado.