Brasil

Mulheres nordestinas lideram as finanças familiares

Por Assessoria 08/03/2024 12h11 - Atualizado em 08/03/2024 12h16
Mulheres nordestinas lideram as finanças familiares
Pesquisa revela que 33% das mulheres da região são as únicas responsáveis pelo sustento da casa e que 76% já precisaram fazer trabalhos informais para complementar a renda - Foto: Imagem ilustrativa

Cada vez mais no comando das despesas da casa, as mulheres são hoje predominantemente protagonistas nas finanças das famílias brasileiras, como mostra a pesquisa A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras. Entre as várias funções exercidas, além do trabalho dentro e fora do lar, elas lideram a organização com o dinheiro em geral e a regularização de pendências financeiras, como aponta o estudo realizado pelo Instituto Opinion Box, a pedido da Serasa.

O estudo, que entrevistou 475 mulheres da região Nordeste revelou que 33% das nordestinas são as únicas responsáveis financeiras da sua família. Esse cenário impõe diversos desafios para as mulheres que precisam administrar o orçamento doméstico, garantir o bem-estar dos seus dependentes e ainda lidar com as dificuldades do mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, para conseguir manter uma boa qualidade de vida, 76% das mulheres do Nordeste já precisaram fazer algum “bico” ou trabalho informal para conseguirem complementar sua renda. Os trabalhos mais procurados são os de revendedora (37%) e serviços de limpeza (34%).






Além disso, a pesquisa apontou que 6 em cada 10 mulheres da região nordeste já precisaram recorrer a crédito ou empréstimo pelo menos uma vez em sua vida. E 75% buscaram crédito nos últimos 12 meses, principalmente para pagar dívidas básicas (luz e água).

Apesar das dificuldades, as mulheres nordestinas demonstram uma atitude positiva e proativa em relação às suas finanças. A pesquisa revelou que 86% das mulheres concordam que são protagonistas da sua vida financeira, além de estarem sempre buscando novos conhecimentos financeiros.


Rita Maria de Sousa é um exemplo da postura feminina com relação às contas. Na sexta-feira, dia 1º, ela ouviu uma notícia da TV que falava de atendimento presencial para regularizar dívidas no Palácio dos Correios, no centro histórico de São Paulo. Arquivou a informação na cabeça e, na primeira oportunidade, se perfilou entre as várias mulheres que formavam fila na terça-feira, dia 5, para aproveitar o Mega Feirão Serasa e Desenrola que se realiza no Vale do Anhangabaú. “Tinha uma pendência com a conta de energia que tirava meu sono e, enquanto eu não vim me inteirar sobre as condições de pagamento, não sosseguei”, contou. “Gosto de assumir minhas responsabilidades”, comentou depois de fechar o acordo no prédio histórico no centro da capital paulista.


Pessoas em uma sala

Descrição gerada automaticamente com confiança média


Para cumprir com suas obrigações e realizar seus sonhos, a auxiliar de limpeza Elizama da Silva Gonçalves também foi ao Palácio dos Correios para quitar uma dívida de cartão de crédito que fugiu ao seu controle durante um período em que esteve desempregada. No Mega Feirão recebeu boas condições de parcelamento e deixou o local sorrindo porque ia pagar a primeira parcela do acordo e voltar a ter crédito. “Agora vou poder comprar uma geladeira nova com aquele dispositivo de pegar água pelo lado de fora da porta, conquistando um modelo que sempre sonhei”, comemorou. “Gosto da sensação de comandar as minhas contas e os meus planos, sem depender de ninguém”, disse.

Pessoa de cabelos curtos usando óculos

Descrição gerada automaticamente


Consumidoras de todo o país podem negociar suas dívidas em 6 mil agências dos Correios de todo o país ou de forma online pelo site e aplicativo da Serasa até 28 de março. Consulte os canais oficiais da Serasa: