Brasil

Arquidiocese inicia Tríduo Eucarístico para Solenidade de Corpus Christi no próximo dia 08

Este ano será retomado o antigo trajeto para a solene Procissão de Corpus Christi, no dia 08 de junho, que sairá da Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres até a Praça do Martírios, no Centro da cidade

Por Arquidiocese de Maceió 02/06/2023 11h19
Arquidiocese inicia Tríduo Eucarístico para Solenidade de Corpus Christi no próximo dia 08
A programação do Tríduo Eucarístico iniciará na segunda-feira (5) e seguirá até o dia 07 de junho - Foto: Wanderlan Velozo | Pascom Arquidiocesana

A Arquidiocese de Maceió se prepara para a Solenidade de Corpus Christi, Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, com um Tríduo Eucarístico, este ano com o tema “Com Cristo, uma vida que se torna Eucaristia” e serão dias de reflexão e espiritualidade sobre o Sacramento da Comunhão.

“Recordemos que a Festa de Corpus Christi está ligada, por isso numa quinta-feira, àquela memória da Instituição da Eucaristia. É o dia da Santíssima Eucaristia e neste dia celebramos e recordamos a presença real de Jesus, no Corpo e Sangue dado por nós como alimento e bebida para nossa salvação”, explicou o pároco da Catedral, Pe. Elison Silva, a importância deste dia para o cristão católico.

“A Festa de Corpus Christi introduz o cristão católico no o mistério da Eucaristia, com ela recordando o modo sacramental da presença de Jesus entre nós e para nós. E é uma oportunidade de darmos um testemunho público da nossa fé com a presença de Jesus na Eucaristia”, concluiu padre Elison Silva ao apresentar a programação para este ano.

A programação do Tríduo Eucarístico iniciará na segunda-feira (5) e seguirá até o dia 07 de junho, acontecerá no Santuário Eucarístico Arquidiocesano, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Maceió. Com Missas às 06h, 12h e 16h; a exposição do Santíssimo Sacramento, às 07h e bênção às 16h. Padre Elison Silva, pároco da Catedral, informou que para cada dia do Tríduo será refletido um tema ligado à vocação.

Na quinta-feira (08), a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a programação será realizada na Catedral Metropolitana, no centro da Cidade. Começará às 6h, com a Santa Missa festiva, e a concelebração Eucarística solene, às 9h; das 10h30 às 16h os fiéis seguem em Adoração ao Santíssimo Sacramento até às16h. A solene Procissão, com o Ssmo. Sacramento, pelas ruas do Centro, sairá às 16h, e chegando à Praça dos Martírios será celebrada a terceira missa do dia. No Santuário Eucarístico Arquidiocesano haverá uma Celebração Eucarística, às 12h.

Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo metropolitano, comunicou que este ano a procissão do Corpus Christi retoma o trajeto de anos anteriores, ou seja, chegada na Praça dos Martírios, “Será uma oportunidade para admirarmos a beleza da Igreja dos Martírios, após o restauro. Fazer nossa prece ao Senhor Bom Jesus dos Martírios”.

O metropolita informou ainda que as Paróquias do Setor Centro assumirão a liturgia durante o Tríduo Eucarístico. No dia da Solenidade todas as Paróquias da Capital celebrarão, no período da manhã, nas igrejas Matrizes. No período da tarde, a programação a ser seguida pelo Clero, religiosos e leigos é a que acontecerá na Catedral Metropolitana. Já as Paróquias das Áreas, cidades, devem seguir suas programações para o dia da Solenidade.

Os fiéis podem participar de forma presencial e, também, AO VIVO pelo canal do Youtube / ArqDeMaceió e cobertura nas redes sociais @arqdemaceio.

*Redes Sociais da Catedral Metropolitana – @catedraldemaceionsp

*Rádio Difusora – Missas às 6h

*Rádio Imaculada 92.3 FM, Missa solene, às 9h, e missa de encerramento após a Procissão.

Trajeto da solene Procissão

O Setor Juventude da Arquidiocese está responsável pela confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, que será feito ruas que passará o carro com o Santíssimo Sacramento, no seguinte Itinerário: Rua 2 de dezembro, Rua Oliveira e Silva, Praça Montepio dos Artistas, Rua Barão de Penedo, Praça Marechal Deodoro, Rua Cincinato Pinto, Rua Melo Morais e Praça dos Martírios.

Durante a procissão serão realizados três momentos com a Bênção solene do Santíssimo Sacramento nas seguintes paradas:

a) Praça Montepio dos Artistas
b) Praça Marechal Deodoro
c) Praça dos Martírios, onde será celebrada a Santa Missa.
SERVIÇO:Tríduo Eucarístico e Solenidade de Corpus Christi 2022Tema Geral: Com Cristo, uma vida que se torna EucaristiaLocal do TRíDUO: Santuário Eucarístico – Igreja Nossa Senhora do Rosário – CentroSOLENIDADE: Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres – Centro

PROGRAMAÇÃO AQUI Festa de Corpus Christi