Brasil

Reportagem da Tribuna Independente ganha menção honrosa no Prêmio Abracopel de 2023

Premiação é nacional e evidencia as melhores reportagens que falaram sobre os riscos da eletricidade

Por Tribuna Hoje 30/03/2023 22h30 - Atualizado em 23/02/2024 12h12
Reportagem da Tribuna Independente ganha menção honrosa no Prêmio Abracopel de 2023
Thayanne Magalhães e Lucas França recebem menção honrosa no Abracopel 2023 - Foto: Reprodução

Aconteceu, na noite desta quinta-feira (30), em São Paulo, a premiação nacional de jornalismo da Abracopel. A premiação evidencia as melhores matérias nacionais que falam sobre o risco da energia elétrica. A reportagem da Tribuna Independente “Ele poderia estar conosco se a Equatorial atendesse aos chamados”, feita pelos jornalistas Lucas França e Thayanne Magalhães, recebeu uma menção honrosa neste Prêmio Abracopel de 2023 na categoria Mídia Impressa e Digital.

“Já fui finalista em alguns prêmios nacionais e voltei um pouco frustrada por não ter alcançado esse reconhecimento nacional. Hoje, ainda não foi esse dia, porque não fomos primeiro, mas, por termos chegado muito próximo da pontuação, recebemos uma menção honrosa e estou feliz como se fosse o primeiro lugar, porque é o reconhecimento do nosso trabalho. Estou feliz por estar levando o nome da Tribuna Independente para o âmbito nacional”, disse Thayanne.

“A menção honrosa foi nos dada porque nossa matéria, basicamente, empatou tecnicamente com a reportagem vencedora do primeiro lugar. Os jurados não conseguiram definir a melhor, então o primeiro lugar foi decidido nos detalhes. Para mim, a menção honrosa é como se fosse o primeiro lugar, uma vez que o troféu é idêntico ao do primeiro lugar”, afirmou Lucas França.

A matéria “Ele poderia estar conosco se a Equatorial atendesse aos chamados” foi publicada no jornal Tribuna Independente de 12 de abril de 2022. A reportagem aborda a trágica morte do garoto Lucas Antônio de Jesus, de oito anos de idade, que foi vitimado fatalmente após pisar em um fio de poste que estava caído no chão próximo de um campinho de futebol no bairro de Riacho Doce, no litoral norte de Maceió, em 29 de janeiro de 2022.

A jornalista Ana Paula Omena também foi finalista do Prêmio Abracopel de 2023 e concorreu com o material 'Como evitar acidentes elétricos – com o engenheiro Jobson Araújo', reportagem do programa semanal TH Entrevista veiculada em 4 de outubro de 2022. Na matéria, o professor universitário e engenheiro de eletricidade enfatizou que muitos dos acidentes de origem elétrica poderiam ter sido evitados se as pessoas dessem mais atenção à qualidade das instalações e não fizessem nenhum tipo de improviso ou gambiarra elétrica.