Brasil
Eleitores do Nordeste estão mais alfabetizados em 2022

Desde as últimas eleições gerais, ocorridas em 2018, o perfil do eleitor nordestino mudou, sobretudo em relação à escolaridade. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), analisados pela Agência Tatu, há quatro anos 48% dos seus eleitores do Nordeste tinham escolaridade baixa, ou seja, aqueles que não completaram o ensino fundamental. Neste ano, este grupo representa 42,8% dos eleitores, queda de 5,2%.
Os dados do TSE mostram ainda que os eleitores com escolaridade a partir do ensino fundamental completo subiu de 51,9%, em 2018, para 57,2%, em 2022. Alta de 5,3% nos últimos quatro anos.

Bahia tem a maior queda
Entre os estados do Nordeste, a Bahia se destaca por ter registrado a maior redução de eleitores com baixa escolaridade. Do total do eleitorado, 49,8% não tinham concluído o ensino fundamental em 2018, já neste ano são 42,7% nesta condição, o que representa diminuição de 7,1%.
O estado que menos reduziu a quantidade de eleitores com escolaridade baixa foi o Rio Grande do Norte, que registrou queda de 2,9% nos últimos quatro anos.

Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?