Brasil

Confronto com bandidos em fuga da Rocinha deixa 3 mortos e adolescente vítima de bala perdida

PM faz operação em vários locais do Rio. Delegado diz que 29 mandados de prisão foram expedidos, um deles contra Celsinho da Vila Vintém.

Por G1 23/09/2017 19h23
Confronto com bandidos em fuga da Rocinha deixa 3 mortos e adolescente vítima de bala perdida
Reprodução - Foto: Assessoria

Três homens foram mortos, um adolescente foi atingido por bala perdida no tórax e outros quatro homens foram presos durante tiroteios de policiais com traficantes em fuga da Rocinha, na tarde deste sábado (23), na Zona Norte do Rio. Na mesma ação, ao menos dois fuzis foram apreendidos.

Segundo a Polícia Civil, após se esconderem na mata, os criminosos tentavam escapar da comunidade ocupada por tropas militares e policiais desde sexta-feira (22). Eles teriam batido de frente com patrulhas da PM em dois locais.

De acordo com informações da 19ª DP (Tijuca), quatro pessoas foram presas em duas ações seguidas, ao cruzarem com viaturas da Polícia Militar. Em uma delas, um carro Peugeot cinza, roubado por traficantes da Rocinha, trocou tiros com a PM na esquina da Rua Conde Bonfim com a Rua São Miguel. Um criminoso morreu e dois foram presos. Com eles, foram apreendidos um fuzil e uma pistola. O dono do carro prestou queixa na delegacia. Na segunda ocorrência, um carro prata grande descia a Rua Edson Passos, no Alto da Boa Vista, quando encontrou viatura do 6º Batalhão da PM. Houve troca de tiros, dois criminosos foram mortos e dois presos. Também foram apreendidas armas e munição. O carro dos criminosos bateu em um poste. A PM informou que os bandidos tentavam chegar aos morros do Turano, Salgueiro e Formiga.  

Menor baleado

Um adolescente de 13 anos foi atingido por uma bala perdida. Ele chegou a ser socorrido para o quartel do Corpo de Bombeiros mais próximo, mas no local não havia ambulância e o menor precisou ser levado para o Souza Aguiar em viatura policial. Segundo a unidade, ele está fora de perigo.

Também neste sábado, em vários outros locais da cidade estão sendo registrados tiroteios.

A Polícia Militar informou em redes sociais que homens do Batalhão de Choque estão atuando no Morro do Turano, no Rio Comprido, na Zona Norte, e na Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul, onde há um clima de tensão devido às seguidas operações na comunidade nos últimos seis dias. A corporação também deslocou homens para o Centro do Rio, no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. No Vidigal, Leblon, na Zona Sul, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora prenderam dois homens no Largo do Santinho. Com eles estavam cinco rádios, drogas e outros materiais.

Mandados de prisão expedidos

 Na 11ª DP (Rocinha), o delegado titular Antonio Ricardo informou que contra traficantes que atuam na comunidade já foram expedidos 29 mandados de prisão, sendo 18 na madrugada deste sábado. Dos 18, quatro teriam sido cumpridos.

Um dos mandados é contra o traficante Celsinho da Vila Vintém. Segundo a polícia, a quadrilha Celsinho, que já está preso, estaria apoiando a invasão à Rocinha, que vive uma disputa de dois criminosos: Rogério Avelino, o Rogério 157, que teria fugido para a mata; e Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, detido em presídio federal de Porto Velho (RO). O novo tiroteio ocorreu enquanto autoridades de segurança concedediam entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para fazer um balanço das operações iniciadas devido à guerra de traficantes na Rocinha. Desde a madrugada, ações coordenadas efetuaram prisões e apreensões.

Fuga pela mata

 Com a chegada de 950 militares à Rocinha, vários traficantes fugiram para a mata que fica no alto da comunidade. A área faz parte do Parque Nacional da Tijuca, uma reserva florestal de cerca de 40 km², que cobre a cadeia de montanhas onde fica, por exemplo, o Corcovado.

Muito visitada por praticantes de esportes, turistas e trilheiros, a floresta interliga as quatro principais regiões do Rio: Centro e zonas Sul, Oeste e Norte. Da Rocinha até a Av. Edson Passos, onde houve um dos confrontos, há uma distância de cerca de quatro quilômetros de mata fechada.