Brasil

Em Salvador, inicia-se o 9º Enecob com o tema ‘Exportação e Atração de Investimentos’

Evento começou com palestras de representantes da Faeb e da Prefeitura de Salvador

24/08/2017 00h09
Em Salvador, inicia-se o 9º Enecob com o tema ‘Exportação e Atração de Investimentos’
Reprodução - Foto: Assessoria

O 9º Encontro Nacional de Editores, Colunistas, Repórteres e Blogueiros (9º Enecob) teve início na noite desta quarta-feira (23) em Salvador, capital da Bahia. O evento acontece no Sheraton Hotel da Bahia e tem como tema ‘Exportação e Atração de Investimentos’. O encontro tem à frente o jornalista e escritor Leandro Mazzini, que, nesta noite, além de servir um jantar em comemoração ao início do 9º Enecob, também convidou duas personalidades importantes na economia baiana: Humberto de Oliveira Miranda, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), e João Inácio Ribeiro Roma Neto, chefe de gabinete do prefeito soteropolitano Antônio Carlos Magalhães Neto.

Leandro Mazzini iniciou o 9º Enecob lembrando as origens do evento de jornalismo em 2013. “O evento surgiu com os jornais que publicam a Coluna Esplanada, mas se diversificou e, hoje, temos cerca de 70 jornais pelo Brasil que participam do Enecob”, afirmou Mazzini. O jornalista também disse que, ainda em 2017, mais três Enecob acontecerão pelo País e recordou que a oitava edição do evento, realizada em Manaus, teve como tema a ‘sustentabilidade’.

O vice-presidente da Faeb, Humberto Miranda, frisou, durante sua fala, que a Bahia é um estado forte na produção agropecuária. “Temos que quebrar, cada vez mais, a burocracia para o acesso dos produtores rurais, principalmente os pequenos produtores. O mercado internacional deve abrir as portas para eles também”, afirmou Miranda.

Durante a apresentação, o vice-presidente disse que a Faeb tem a missão de fortalecer a produção rural do Estado e afirmou que a Federação encontra-se presente nos 417 municípios baianos. “A Faeb treinou e capacitou mais de 50 mil produtores”, disse Humberto Miranda, que também falou sobre os programas desenvolvidos pela Federação e , entre eles, destaca-se o ‘Viver Bem no Semiárido’.  “Faltam mais políticas públicas para a região semiárida. Este lugar pode ser um campo de riqueza”, disse Humberto.

O vice-presidente também comentou sobre o programa de promoção social da Faeb. “Estamos em 1213 escolas da zona rural baiana levando a noção de ética, cidadania e saúde. Plantamos a semente do bem nessas crianças”, disse.

Em matéria de exportação, Humberto Miranda mostrou que a produção agropecuária baiana tem a China como principal compradora, seguida da Alemanha. “2016 foi um ano péssimo para a agropecuária da Bahia por causa da seca, mas, mesmo assim, geramos R$ 20 bilhões no setor”, afirmou.

João Roma, durante sua apresentação, falou sobre o programa da Prefeitura denominado ‘Salvador 360’. “O programa inclui oito arcos: Simplifica, Negócios, Investe, Centro Histórico, Cidade Inteligente, Cidade Criativa, Cidade Sustentável e Inclusão Econômica”, disse o chefe de gabinete.

Falando sobre o ‘Simplifica’, João declarou que tem como objetivo garantir agilidade, apoio na realização de consultas e melhor qualidade nas análises realizadas.Já o arco ‘Negócios’ é um conjunto de programas que promovem o desenvolvimento econômico e atraem novos investimentos de setores, podendo gerar e absorver a força de trabalho local.

“Não existe política social mais importante do que o crescimento econômico, pois ele consegue dar subsistência a inúmeras pessoas”, afirmou João Roma.

 

*O repórter viajou a Salvador a convite do evento.