Brasil

Biólogos do Distrito Federal dizem que "onça vista no Itamaraty é um gato"

Profissionais afirmam que animal flagrado pelas câmeras de segurança é um gato doméstico

Por G1 23/08/2017 20h02
Biólogos do Distrito Federal dizem que 'onça vista no Itamaraty é um gato'
Reprodução - Foto: Assessoria

Biólogos do Distrito Federal que pesquisam grandes felinos do cerrado contestaram nesta quarta-feira (23) a afirmação de que o animal flagrado no início desta semana circulando nas dependências do Palácio do Itamaraty, em Brasília, é uma onça. Segundo os pesquisadores trata-se de um gato doméstico.

As imagens foram registradas, por volta das 21h30 da última segunda (21), pelo circuito interno de segurança da sede do Ministério das Relações Exteriores. Segundo a Polícia Militar, a suposta “onça pintada ou parda” pesa cerca de 60 kg e chegou a andar pela área interna de um dos anexos, na Esplanada dos Ministérios.

Para o biólogo Pedro Rodrigues, pesquisador de grandes mamíferos da região, o animal que aparece no registro das câmeras de segurança é um outro tipo de felino.

    “Não é uma onça e sim um gato doméstico. Poderia ser um jaguarundi, que é do mesmo porte, mas como eles têm hábito diurno, a gente descarta. A região tem muitos animais domésticos abandonados.”

Biólogos do DF analisaram imagens de animal visto nas imediações do Itamaraty (Foto: Reprodução)

Um outro biólogo do DF, também formado pela Universidade de Brasília (UnB), Fábio Soares, também afirma que se trata de um gato doméstico. De acordo com o pesquisador, a câmera – posicionada próximo à cancela – “dá uma falsa impressão de que o animal é maior”.

    “A partir das imagens, analisamos a altura da cancela, do mastro e do meio-fio e, pelo porte do animal, comparado com esses objetos, percebemos que se trata de um gato doméstico.”

Versão da PM

Mesmo com a hipótese contestada pelos biólogos, a Polícia Militar Ambiental do DF garante que o animal visto era uma onça. Em um vídeo enviado à TV Globo, o major Sousa Júnior voltou a dizer que o animal era mesmo uma onça e não um gato.

   “Foi confirmada através das filmagens uma onça parda de peso entre 50 e 60 quilos. O batalhão da polícia ambiental está desenvolvendo buscas para capturar o animal.”

Após a publicação da reportagem, a PM voltou ao local para uma "perícia". Segundo a medição feita pelos militares, o animal captado em vídeo tinha mais de 38 centímetros, "enquanto o gato doméstico chega a 20 ou 23 [centímetros] no máximo".

PM faz medição em área onde felino foi visto, nos arredores do Itamaraty (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

De acordo os militares, o animal chegou a rondar uma área atrás do anexo II do Itamaraty – prédio conhecido como "Bolo de Noiva" pelo formato arredondado.

Segundo a corporação, não houve registro de pessoas feridas ou ameaçadas diretamente pela onça. Na hora do chamado, na noite de segunda-feira (21), a equipe da PM atendia a uma ocorrência em São Sebastião, a 23 km de distância. Quando os militares chegaram ao Itamaraty, cerca de 40 minutos depois, o felino já não estava na mira das câmeras de segurança.