Brasil
Brasília: profissionais da saúde levam caixões à Esplanada em defesa do SUS
Organização estimou 2,5 mil pessoas na manifestação; Polícia Militar disse que 200 participaram do protesto em Brasília
Manifestantes ligados ao Conselho Nacional de Saúde se reuniram em protesto na manhã desta quarta-feira (7) em defesa do Sistema Único de Saúde e contra o limite de gastos imposto pelo governo federal com a PEC 55.
Os manifestantes se reuniram na Catedral de Brasília por volta das 11h e marcharam até a frente do Congresso Nacional. Três faixas do Eixo Monumental foram interditadas. Às 11h50 eles liberaram a pista, mas uma faixa permanecia ocupada por taxistas estacionados no local desde a noite de segunda-feira (5). A Polícia Militar organizou o trânsito no local.
Servidores da área da saúde reunidos em frente ao Congresso em manifestação em defesa do SUS (Foto: Elielton Lopes/G1)
Participaram do ato médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da saúde. Eles levaram 27 caixões em alusão ao que eles chamam de "morte do SUS". Havia também faixas pedindo "mais recursos para fortalecer o Sistema Único de Saúde".
Nos discursos, representantes das categorias pediram ainda a saída do presidente Michel Temer e se declararam contrários à PEC 55. De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, havia representantes de todos os estados do país.
"O ato é em favor do SUS, da democracia e da seguridade social. Nós fazemos aqui um enterro simbólico para mostrar à população brasileira que a economia e o que está diretamente ligado ao direito do povo pode gerar tragédias", disse o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos.
Mais lidas
-
1Mais perguntas do que respostas
Mistérios que a 2ª temporada de Nêmesis precisa resolver
-
2Abusos em treinos e viagens
Professor de basquete é preso enquanto trabalhava em ginásio de Maceió
-
3Centro e Levada
Compra, venda e troca: Feira do Rato segue viva
-
417h às 23h
Orla aberta tem horário ampliado a partir deste sábado para lazer
-
5Medidas
Ufal investe quase R$ 1 milhão em reforma do Ichca; obras iniciam em junho



