Zenita Almeida

Volta as Aulas do Gigantinhos são recepcionados com ações da cultura popular

Zenita Almeida 18 de agosto de 2026

O retorno às atividades escolares nas unidades Gigantinhos, da Prefeitura de Maceió, geridas pelo Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino (Igeve), foi marcado por acolhimento, ludicidade e vivências marcantes. As equipes prepararam cenários e propostas pedagógicas especiais para recepcionar bebês e crianças, promovendo o desenvolvimento integral e o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar. *Fotos :Divulgação.

A programação contou com ações de valorização da cultura popular por meio de contação de histórias, cantigas e recursos interativos. As atividades colocaram as crianças como protagonistas do processo de aprendizagem, transformando a volta às aulas em um momento mágico e envolvente. “Acreditamos que cuidar e educar caminham juntos. Aqui, cada criança é acolhida todos os dias com amor, respeito e atenção, em um ambiente preparado para promover seu desenvolvimento integral”, ressalta Maria Gisélia, diretora do CMEI Professora Quitéria Oliveira Caldas Barreto, localizado no bairro Garça Torta.

As 10 unidades Gigantinhos administradas pelo Igeve em Maceió oferecem ensino em tempo integral, proporcionando segurança e tranquilidade para as famílias que precisam trabalhar, sabendo que seus filhos estão em um espaço de confiança, recebendo todo o cuidado que merecem.

 Durante o dia, as crianças recebem uma alimentação nutricional equilibrada, composta por desjejum, café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, com variedade de frutas frescas. O cardápio é elaborado especialmente para a Educação Infantil, respeitando as necessidades nutricionais das crianças, com preparações adequadas e saudáveis. "Mesmo com apenas um aninho, é nítido o quanto ela se desenvolveu desde que começou na escola. Está mais curiosa, mais independente, aprende coisas novas todos os dias e chega sempre feliz”, declara Aline Regina Ângelo dos Santos, mãe de Manuela Ângelo Cavalcante, que estuda no Gigantinho Garça Torta.

 Em algumas das unidades, como as localizadas em Garça Torta, Feitosa, Novo Jardim, Morada do Planalto e Salvador Lyra, os alunos de 4 e 5 anos contam com um grande diferencial: o ensino bilíngue em um dos turnos, ampliando suas experiências de aprendizagem desde a primeira infância e contribuindo para seu desenvolvimento cognitivo, social e cultural.