Zenita Almeida
Mariana Barbetta lança sua marca autoral
A diretora criativa Mariana Barbetta lança sua marca autoral com a chegada de sua primeira coleção ready-to-wear, marcando a transição de um trabalho feito sob medida para um projeto de moda contemporânea com olhar artístico e experimental. Fotos: Divulgação

O ponto de partida da marca surgiu durante o período em que Mariana estudou moda no Istituto Marangoni de Paris. Foi lá que, entre experimentações em moulage, tecidos e processos manuais, nasceu o conceito que daria origem à marca, resultado direto de seu trabalho de conclusão, apresentado como desfile na Paris Fashion Week, em setembro de 2024, no Palais Galliera. A partir dessa experiência, Mariana consolidou sua linguagem própria. “O processo começou de forma muito intuitiva, quase como um diário visual. Eu queria entender o que acontecia entre o erro e o acerto, entre a técnica e o acaso. Foi nesse espaço de experimentação que encontrei a linguagem que hoje define a marca”, conta Mariana Barbetta, diretora criativa e fundadora da marca.

A primeira coleção, intitulada “Obssessão: Labirinto da Tormenta”, surge como uma ponte entre arte, história e cotidiano. Inspirada por olhares que exploram o espaço entre corpo e narrativa, da fotografia introspectiva de Francesca Woodman às intervenções urbanas de Gordon Matta-Clark, passando pela intensidade criativa de Alexander McQueen, cada peça traduz experiências complexas em formas que se movimentam junto ao dia a dia de quem as veste.

Cada peça é construída artesanalmente e a coleção reúne tops, calças capri, bermudas, corsets, blazers, saias e vestidos, resultado de uma pesquisa de seis meses feita por Mariana. Destaque para cortes de alfaiataria e tecidos em lã, tricoline, seda e crepe, que aparecem em tons de cinza e preto, reforçando a dramaticidade e a intensidade que marcam o DNA da marca.
Zenita Almeida
Sobre
Sou Zenita Almeida. Jornalista, formada em Comunicação Social, Letras, Turismo, com Pós Graduação em Marketing. Sou Editora de um Caderno de Moda e Estilo. Sempre gostei da área de comunicação e, escrevo desde minha adolescência. Já fui publicitária e trabalhei por um bom tempo com cerimonial e eventos empresariais e corporativos. Tenho vários artigos publicado, e sou autora de um livro.
Minha paixão é minha família, resumindo em meus dois filhos e dois netos. Amo uma boa leitura, filmes, séries, viagem desbravando a beleza do mundo. Amo a companhia de minhas amigas quando nos juntamos para uma boa gastronomia em restaurantes, cafeterias e eventos. Pratico atividade física e dança como opção para minha saúde. Tenho o privilégio de morar na capital onde tem as praia mais linda do Nordeste, que me permite fazer caminhadas ao nascer do sol, respirando o ar puro da natureza.
Aqui nesse espaço vou escrever tudo sobre moda, beleza, cultura, arte, artesanato empreendedorismo, decoração e pautas afins.
Espero que gostem





