Bartpapo com Geraldo Câmara
BALANÇA MAS NÃO CAI
Quem não se lembra daquele famoso Edifício "Balança Mas Não Cai"? Um edifício cheio de humor, piada para todo o lado, humoristas os mais famosos desfilando suas agruras, tristezas e até felicidade pelos corredores, saguões e cantinhos do edifício.
Pois existe um. Um, não. Muitos "balançam mas não caem" lá pela capital federal. Muitos humoristas querendo fazer o povo rir enquanto outros nos preferem fazer chorar. Muita situação que nem parece da vida real e muita, mas muita mesmo confusão por todos os cantos numa desenfreada corrida para ver quem é o mais sabido.
Sabido? Sabidos e espertos estão por todos os lados procurando onde está o bolo da eterna festa, cada qual querendo pegar o seu quinhão.
O edifício está cheio. Gente saindo pelo ladrão. Ou será ladrão saindo como gente? O fato é que naquele lugar tudo balança, tudo está em eterno estado de ebulição mas - incrivelmente fantástico – não cai. E não cai porque fica difícil encontrar engenheiros especializados naquele tipo de obra. Tem sempre alguém que coloca uma estaca, um amparo aqui, outro ali enquanto todos vão tentando sobreviver a furacões petrolíferos da mais alta qualidade. E nesse balançar sem fim, podem ter certeza: Nem nada nem ninguém cai.
Porque a história está aí para mostrar que ela, a própria história se repete. Em todos os seus pormenores. Temos que admitir, no entanto, que existem muitas figuras naquele planeta que tentam fazer com que o país sobreviva aos mandos e desmandos. Existem pessoas do bem que não estão ali para fazer piada, mas para tentar mudar o curso da história. E, com sacrifício vão tentando segurar as estacas, injetar cimento em cada uma delas e buscar meios para equilibrar o edifício que tenta mas não haverá de cair.
Muita gente que está lendo este artigo há de estar querendo colocar a carapuça e a retrucar dizendo em alta voz que não existe, que por lá não há nenhum edifício como esse, mas a verdade é que são muitos os arranha-céus e estão espalhados por todo este país. Dos pequenos aos mais altos, contendo de tudo, Um terremoto talvez fosse uma maneira de evitar a queda ao invés de derrubar. E aí entra a necessidade de sair da fantasia e entrar na realidade em que pedimos insistentemente que nosso país mude. Mude seus métodos e sistemas; mude sua maneira de politicar, de administrar; busque a seriedade em cada ato; mude o desrespeito para com seu povo. Mude, mude, mude.
E nessa de mudar, coloque verdadeiramente o respeito à Constituição deixando que cada poder exerça o seu papel com a dignidade e a independência que lhe foi atribuída. A invasão do espaço de cada qual desfaz o papel de todos eles transformando a democracia numa experiência malograda que contribui para que seus ocupantes fujam das regras estabelecidas e das verdadeiras convenções democráticas.
E é quando voltamos figurativamente ao edifício que “balança mas não cai”. Não cai porque o povo brasileiro não deixa. Não cai porque a sociedade, por mais balançada que esteja ainda acredita que tudo e todos podem mudar. Ainda crê que a seriedade possa suceder ao eterno humorismo e que não queiramos mais sorrir nem gargalhar ainda que as cuecas e as malas se encham do dinheiro que nos pertence.
E, para o bem, não sei se deles ou nosso, do povo brasileiro, o edifício balança, balança, mas não cai.
FOTONOTAS

RONALDO MEDEIROS – Desde os tempos em que foi o homem do INSS em Alagoas, Ronaldo sempre foi um cidadão sério na condução de suas funções. Depois, eleito deputado pelo PT mostrou-se condutor de um cargo político com a seriedade que dele sempre se espera. Por outro lado, pense em uma pessoa afável, agradável de conversa, simpático a todos, não porque seja político, mas de sua própria natureza. O seu mandato é exercido sempre com um diálogo permanente com suas bases e isso o transformou em presidente do PT em nosso estado. Um abraço, amigo!

SHEILA MALUF – Falar de Sheila é falar de competência, de garra pelo que faz, de dedicação e de muita coragem. Falar de Sheila é falar de cultura, de muito esmero, de editoria de livros e falar de Sheila é falar de outras Bienais que ela tão bem conduziu em outras oportunidades. Sempre admirei o seu trabalho e a pessoa, distinta, educada e ciente do que é viver em sociedade aliando trabalho à construção de amizades que se tornam sólidas pela seriedade com que ela as encara. Enfim, para quem conhece, vai concordar comigo. E para quem não conhece, está perdendo tempo.
PARE PRA PENSAR
A pressa para realizar qualquer coisa realmente não combina com os objetivos a serem alcançados. É preciso ter calma, raciocínio e muita atenção.
ALERTAS DO DIA
* A Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Marluce Caldas, alagoana, acaba de criar uma discussão jurídica que vai se estender muito neste país. Marluce deixou clara a sua posição e oficialmente que as agressões sofridas por uma mulher não podem seguir criminalmente apenas com a declaração daquela mulher. É preciso que hajam “provas robustas” contra o acusado para que se dê continuidade ao processo, portanto também não permitindo as medidas preventivas sem que ssas provas não sejam contundentes. Acho que o assunto vai dar o que falar.
* E agora, seguindo o noticiário a médica que matou o marido em Arapiraca, alegou que o dito cujo havia abusado da filha e que ela teria agido em legítima defesa. Mas, segundo a mãe da assassina, nada disso teria ocorrido e que ela “desconhecia a própria filha e queria a imagem do genro limpa”. Nunca tinha visto algo semelhante e para a própria mãe se lançar contra a filha é porque a coisa é bem mais séria do que se pode pensar. Parece que o também médico foi morto dentro de uma inocência total.
* Que pena! O CRB perdeu todas as chances de acesso à Série A, por conta dos últimos resultados onde ele se saiu bem, mas dependia também dos jogos paralelos que teriam que estacionar em seus pontos e que não poderiam passar dos 59 garantidos pelo Galo. Istro não aconteceu e o CRB vai ter que continuar, pelo menos por mais um ano, jogando pela Série B e com algumas companhias bem mais fortes do que as desse ano. O técnico Barroca, que foi bom nas últimas rodadas, teve seu contrato renovado até o fim de 2026.
* Este final de mês marca os 78 anos de fundação do Tribunal de Contas de Alagoas que não vai fazer festa, mas em compensação vai inaugurar oficialmente o seu edifício anexo que passou ser a sede da Escola de Contas da instituição. Iniciado na gestão do Conselheiro Otávio Lessa e terminado na do Conselheiro Fernando Toledo, o novo e moderno prédio foi construído pelo governo do estado e abriga agora, além da escola, o Ministério Público de Contas e algumas diretorias finalísticas.
POR AÍ AFORA
# O comissário da União Europeia para o Clima, Wopke Hoekstra, criticou nesta terça-feira (18) o rascunho de acordo apresentado pela presidência brasileira da COP30, em Belém, e descartou a possibilidade de rever compromissos financeiros assumidos pelo bloco. "Como sempre nessa fase das negociações, é uma mistura. Não vamos abrir mão do acordo arduamente conquistado no ano passado [na COP29] em termos de financiamento nem ter uma conversa falsa sobre medidas comerciais", disse o responsável pela ação climática da UE em entrevista à agência AFP em Belém.
# O secretário das Nações Unidas para o Clima, Simon Stiell, pediu nesta segunda-feira (17) aos países que "acelerem" as negociações na COP30, em Belém, diante do impasse de pontos fundamentais do debate, a cinco dias do término da cúpula. "Há muito trabalho pela frente para os ministros e negociadores. Peço que se concentrem rapidamente nas questões mais difíceis", declarou Stiell destacando que não se pode, "perder tempo com manobras políticas ou obstruções."
# Por ocasião do Jubileu dos Pobres, o papa Leão XIV almoçou neste domingo (16) com milhares de pessoas na Sala Paulo VI, no Vaticano, e recordou seu antecessor, Francisco, durante o evento. "Com grande alegria nos reunimos esta tarde para o almoço no Dia dos Pobres, tão desejado por nosso amado e meu predecessor, o papa Francisco. Uma calorosa salva de palmas para o papa Francisco", disse o pontífice americano.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas





