T+ Claudio Bulgarelli

Especialista em psicologia hospitalar será premiada pela primeira vez com o Oscar Alagoano em sua 9ª edição no dia 22 de dezembro no Polo Tecnológico do Jaraguá.

9o OSCAR ALAGOANO

T+ Claudio Bulgarelli 09 de outubro de 2025

Com 30 anos de dedicação à Psicologia, Dra. Rita de Cássia Lima Maurício construiu uma carreira marcada pelo compromisso com o cuidado humano, a valorização da vida e a transformação social. É especialista em Psicologia Hospitalar, Psicologia do Trânsito e Psicopedagogia, com sólida formação em Psicologia Clínica, Organizacional, Dinâmica de Grupo e Manejo Psicológico para Cirurgia Bariátrica.

Ao longo de sua trajetória, atuou em palestras, treinamentos e avaliações psicológicas em grandes empresas, contribuindo para o desenvolvimento humano e organizacional.
E sempre manteve um olhar atento aos menos favorecidos. Nesse percurso, foi coordenadora do CREAS, diretora de Articulação Comunitária da Secretaria de Estado de Articulação Social e coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, além de ter atuado como psicóloga no Centro de Referência e Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Terezinha Ramires – que leva o nome de sua saudosa avó, Dra. Terezinha Ramires, e na Casa Abrigo de Maceió, oferecendo suporte a mulheres em situação de vulnerabilidade.
A partir de sua própria vivência pessoal, encontrou na Psicologia da Obesidade um campo de paixão e especialidade, tornando-se referência na área, onde dedica-se ao apoio psicológico de pacientes em pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, com foco em estratégias para compreender e lidar com a relação entre emoções e alimentação, e segue com treinamentos e palestras oferecendo estratégias para uma melhor qualidade de vida e saúde mental.
É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM/COESAS) e integra a equipe multidisciplinar do Instituto de Tratamento da Obesidade Bruno Mota, onde contribui para o cuidado integral dos pacientes.
A partir da experiência clínica, criou o projeto “ANSIOSAmente”, onde trabalha com grupos na psicoeducação da ansiedade e manejo de suas consequências.
Sua trajetória reflete um compromisso contínuo com a ética, a humanização e a construção de caminhos que unem ciência, empatia e transformação social, a começar pelo autoconhecimento.