T+ Claudio Bulgarelli

Associação Super Bonita gera renda para mais de 200 famílias

COOPAIBA

T+ Claudio Bulgarelli 01 de outubro de 2025

No Povoado Penedinho, a Associação Super Bonita, que deu início ao seu projeto com o objetivo de levar oportunidade para as pessoas do município de Piaçabuçu e região, gera renda para mais de 200 famílias. O Penedinho, que foi selecionado como um dos locais para receber essa incrível oportunidade, está passando por um momento transformador, e contribuindo para o crescimento da comunidade.
E foi através da Cooperativa da Agricultura Familiar e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba), que nasceu a associação, mais um projeto para o fortalecimento de grupos de mulheres rurais. O projeto Super Bonita, foi lançado para organizar o trabalho de mulheres e jovens, com o envase do óleo de coco para venda no mercado.

A Super Bonita, que tem capacidade de envase de óleo de coco para cosmético e beleza com 9 mil litros por dia, usando 24 toneladas por semana, assumiu o compromisso com as mulheres rurais e com as famílias da comunidade.

“Esse projeto foi pensado há algum tempo, quando a Coopaiba percebeu que a comunidade precisava de novos estímulos. Partindo da economia criativa e dos empreendimentos solidários, estamos hoje com mais um projeto consolidado, trazendo oportunidade de independência financeira”, disse o presidente Antonino Cardozo.

Para a presidente da Associação, Valdice do Carmo, as ações de qualificação e de incentivo ao empreendedorismo feminino, além do implemento de renda e empoderamento para as mulheres, são a base fundamental da Super Bonita. ``A concretização deste projeto de geração de emprego e renda para mulheres, está impactando a vida de muita´´, disse Valdice.
Antonino afirmou que em consonância com o princípio cooperativo de interesse pela comunidade, a Coopaiba tem empreendido inciativas da economia circular e investimento para além do campo de produção. “O cooperativismo nos permite pensar no desenvolvimento local, social e econômico da comunidade. E a Coopaiba deseja justamente valorizar a prata da casa e tornar a nossa economia cada vez mais forte”, disse.
Assim, na sede da Super Bonita, o beneficiamento do óleo de coco é feito pela cooperativa Coopaiba, que envia as bombonas de 200 litros para a unidade no povoado de Penedinho, na sede da Associação, quando as colaboradoras posicionam as bombonas embaixo das bancadas de envase, onde os 200 litros são convertidos em embalagens de 30ml e 50ml. O processo de envase é feito por uma envasadora semiautomática, onde as mulheres associadas fazem o envase a partir do acionamento de um pedal. Depois a própria máquina faz o envase de 30ml ou 50ml, de acordo com a produção da fábrica.
Após o envase esse mesmo produto passa pela rotuladora, que também é um processo semiautomático, onde a mulheres posicionam a garrafa, que faz o processo de alinhamento e rotulagem. Depois, passa por outra bancada, onde as mulheres fazem o processo de selagem das unidades acabadas. Então entra em cena outra colaboradora para fazer o termo encolhimento, transformando o produto em fardos com 6 unidades de 30ml ou 50ml.
No final do processo, o produto é estocado e vai para a comercialização do principal cliente, a marca TIA ITA, que faz a venda dos produtos para o mercado privado.